Dando continuidade à força-tarefa de combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya – os agentes de endemias do Programa de Controle de Roedores e Escorpiões da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizam neste sábado (19), mais uma etapa da ação, com o recolhimento de pneus descartados irregularmente. Esta semana, os agentes irão se concentrar na sede da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), no bairro do Farol, a partir das 7h30, seguindo as buscas por pneus em todo o bairro.

Recolhimento de pneus 8

Esse trabalho vem sendo realizado há um mês, sempre aos sábados, quando os agentes de endemias podem contar com o apoio do caminhão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para o recolhimento desse material. “Nesse período, já tiramos de circulação 860 pneus que poderiam ter se transformado em criadouros do mosquito”, afirmou José Gilson Vieira da Silva, gerente técnico do Programa de Roedores e Escorpiões. Vieira destaca ainda que na ação do último sábado, no bairro da Ponta Verde, foram recolhidos 160 pneus.

Recolhimento de pneus 4

As áreas de atuação dos agentes de endemias obedecem ao critério do mapeamento de áreas da cidade onde o problema é detectado, com base no recebimento de denúncias de descarte inadequado desse tipo de resíduo, feitas pela população através dos números do Disque Dengue (3221-2523 e 3315-5360) e do Disque Limpeza (3315-2600). É a partir desse levantamento que a equipe define o planejamento de toda a operação, recolhendo e garantindo a destinação ecologicamente correta desse material.

Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário