Nesta sexta-feira (29), após um período de avaliações e análises, a Comissão Julgadora do Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho (SST) reúne-se para escolher os vencedores de cada categoria, entre jornalistas, estudantes e assessores de imprensa. Conheça abaixo um pouco de seus integrantes, todos profissionais experientes de Comunicação ou SST, com atuação em Alagoas e fora do estado.
Claudia Regina Lopes Lins é jornalista formada pela Universidade Gama Filho (RJ), atuou como repórter em emissoras de rádio, jornais, assessorias de imprensa e TV de Alagoas, integrando as afiliadas Rede Globo, SBT e CNT. Autora infantojuvenil com 15 livros publicados, Cláudia coordena o portal Mundo Leitura e a Rede Ler e Compartilhar. Promove, ainda, consultorias e viaja o Brasil desenvolvendo ações de mediação e promoção da leitura.
Claufe Rodrigues é escritor, jornalista, compositor, documentarista e produtor cultural. Tem mais de dez livros publicados, entre ficção e poesia. Trabalha como repórter e editor no programa GloboNews Literatura. Produz e dirige, em parceria com a GloboFilmes, vários documentários sobre temas da cultura e história brasileira.
Fernando Coelho já atuou em diversas áreas da comunicação, com reconhecida experiência em reportagens especiais, edição, assessoria de comunicação, pesquisa jornalística e jornalismo digital. Foi um dos pioneiros em Alagoas na utilização da internet como ferramenta comunicacional e o primeiro editor-geral do Gazetaweb. Desde 2015 é jornalista e editor-assistente na Editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Layrce de Lima é jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB) e trabalhou como produtora da TV Bandeirantes, repórter especial do jornal Estado de Minas, coordenadora de produção e chefe de reportagem da TV Globo. Foi Coordenadora da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho e assessora do Ministério da Previdência Social, Banco Central do Brasil e do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros.
Lídia Ramires é jornalista e professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, atualmente, coordenadora da Assessoria de Comunicação da universidade. Possui mestrado e doutorado em Análise do Discurso, atuando em pesquisas nas áreas de jornalismo impresso, mídia eletrônica – rádio e TV, novas tecnologias de informação e comunicação, ética, jornalismo alagoano, assessoria de comunicação e discurso midiático.
Beth Costa é Jornalista profissional especializada na área de televisão, trabalhou como Editora de Local, de Cultura e de noticiário internacional em toda a carreira – TV Cultura, Band, SBT, Manchete e TV Globo, nesta última trabalhou durante 22 anos. Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e da FENAJ, foi coordenadora da TV Comunitária do Rio, da Associação de Rádios Comunitárias do Rio e do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Até novembro passado, e durante os últimos quatro anos e meio, foi Secretária Geral da FIJ – Federação Internacional dos Jornalistas. Atualmente é membro da Comissão de Ética da FENAJ e representante da Federação junto ao FNDC.
Os vencedores do 3º Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho serão conhecidos em solenidade neste sábado (30), a partir das 20h30, no Armazém Uzina. O prêmio é uma realização da Braskem, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), através de sua Seção de Inspeção do Trabalho.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde).
Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.