Os treinos livres para o GP da Rússia seguiram a tônica que tem marcado a temporada da Fórmula 1. Com Nico Rosberg à frente, com o tempo de 1min38s127, a Mercedes dominou a primeira atividade de sexta-feira em Sochi, tendo a Ferrari como maior perseguidora.
Precisando de uma recuperação na temporada, Lewis Hamilton ficou em segundo a 0s722 do líder, comSebastian Vettel e Kimi Raikkonen na sequência completando os “intocáveis” quatro primeiros colocados. O destaque fica por conta da diferença de mais de um segundo de Rosberg para as Ferraris, com a ressalva que a Mercedes usou pneus supermacios e a escuderia italiano escolheu macios.
A Williams, ao menos no começo dos trabalhos, voltou a brigar como terceira força, posicionando Felipe Massa na quinta colocação. O brasileiro passou a maior parte da sessão na garagem, depois de sofrer um problema com a embreagem.
Daniel Ricciardo, que deu uma volta de instalação com a proteção de cockpit desenvolvida pela Red Bull, ficou em sexto, à frente de Valtteri Bottas e de Daniil Kvyat.
Correndo de chassi novo, o brasileiro Felipe Nasr teve um desempenho melhor, colocando a Sauber na 14ª posição. Seu companheiro Marcus Ericsson foi apenas o 19º.