O município de Jequiá da Praia foi o primeiro a alcançar a meta de vacinação contra a Influenza, também chamado de H1N1, no Estado. O dado é da Secretaria de Estado da Saúde.
Até o meio dia desta sexta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde já havia vacinado 1.758 pessoas, o que significa 81,81% da população do grupo de risco. Deste total, 70.97% das crianças de seis meses a menores de cinco anos; 69.53% das gestantes; 90.49% das puérperas e 96.42% dos idosos do município.
A campanha de vacinação teve início no último dia 25 e segue até o dia 20 deste mês. Apesar de já ter alcançado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, uma pequena parcela da população ainda será imunizada, até o final da campanha. É o que explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Jéssica Nazário.
“Durante toda a campanha, a equipe de enfermagem, acompanhada dos agentes comunitários de saúde, realizam a vacinação dos pacientes acamados e também da população que reside em área de difícil acesso. Ainda temos um povoado para ser atendido e isso deve acontecer na próxima semana”, explicou Jéssica Nazário.
A secretária municipal de Saúde, Patrícia Cavalcante, destacou o comprometimento da equipe e a importância da imunização da população de risco.
“Na primeira semana de campanha nós havíamos recebido somente a metade do lote e priorizamos os trabalhadores da saúde e, em para atender toda a população jequiaense. O município já recebeu o restante do lote e a imunização continua até a última dose. O trabalho de toda a equipe é muito importante nesse processo, principalmente para manter a população jequiaense imunizada contra o vírus”, disse a secretária.
SI-PNI em todas as unidades de saúde
O município de Jequiá da Praia também sai na frente quanto à modernização e informatização das unidades de saúde, com 100% das unidades de saúde usando o SI-PNI, um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde para atualizar, em tempo real, o quadro de vacinas de rotina do município.
O SI-PNI é um sistema desenvolvido para possibilitar aos gestores envolvidos no Programa Nacional de Imunização, a avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro de todas as vacinas e o populacional vacinado, em tempo real.
“Com o sistema, em todas as salas de vacina de Jequiá da Praia, quando qualquer paciente vai tomar vacina, atualizar o cartão de vacinação, o enfermeiro responsável já informa, imediatamente, ao sistema e os ddos vão para o Ministério da Saúde. Além disso, o sistema possibilitar gerenciar os atendimentos, estoque e distribuição das vacinas”, disse a secretária.