Conselho Estadual busca reativação de Centro de Atendimento à Pessoa Idosa

Unidade tem a função de receber denúncias e acolher idosos vítimas de maus tratos e violência em Alagoas

Ascom SeadesIMG_3455

A reativação do Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapi) foi tema de discussão nesta terça-feira (7), entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e integrantes do Conselho Estadual do Idoso em Alagoas.

De acordo com a presidente do Conselho, Marta Marisa da Silva Lins, o Centro Integrado funcionou durante quatro, mas teve suas atividades encerradas em 2013. “O Centro foi montado em 2009, com recursos federais, e era mantido com recursos estaduais. Porém, em 2013, a unidade, que funcionava em um prédio no Centro de Maceió, teve suas portas fechadas por falta de profissionais para atender os idosos”, explicou Marta Marisa.

O Centro Integrado tem como objetivo receber denúncias de maus tratos ou violência, fazer o acolhimento e encaminhamento de idosos em situação de vulnerabilidade, muitas vezes causada pelos próprios familiares. Durante a reunião com o colegiado, o secretário Antônio Pinaud garantiu esforços do Governo do Estado na reabertura da unidade.

“A Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social tem como missão proteger o indivíduo desde antes do seu nascimento até o final da vida. Nesse sentido, o Centro Integrado é uma ferramenta fundamental para a garantia dos direitos da pessoa idosa, que tanto contribuiu para a sociedade alagoana e agora merece toda a atenção do poder Público”, lembrou Pinaud.

Outro assunto abordado na reunião com os integrantes do conselho foi o projeto de lei que cria o Fundo Estadual da Pessoa Idosa. “O projeto de lei está em avaliação na Procuradoria Geral do Estado. Vamos buscar informações e discutir com a PGE a possibilidade de dar andamento ao projeto, uma vez que esse Fundo, cujos recursos devem vir de doações, vai garantir a execução de uma série de atividades destinadas ao bem-estar do idoso em todo o Estado”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social.

Fonte: Ascom Seades

Veja Mais

Deixe um comentário