A arrancada do Flamengo no Campeonato Brasileiro rumo ao G-4 continua. Com um gol de Paolo Guerrero e outro de Marcelo Cirino, a equipe rubro-negra venceu o Coritiba por 2 a 0 no estádio Couto Pereira, neste domingo. A partida foi válida pela 17ª rodada da competição.
Com o resultado, o time comandado por Zé Ricardo chegou a quatro jogos sem derrotas, subiu para a quinta posição com 30 pontos, mesma do Grêmio que está uma posição acima. O clube carioca é um visitante indigesto com uma boa campanha fora de casa: quatro vitórias, um empate e três derrotas.
Já os donos da casa permanecem na 16ª posição, com 18 pontos, mas podem ir para zona de rebaixamento caso o Botafogo derrote o Palmeiras.
No primeiro tempo foi bastante equilibrado, mas com poucas oportunidades para as equipes. Antes dos 20 minutos, o meia Alan Santos, do Coritiba, sentiu dores na coxa e precisou ser substituído por Iago.
A melhor chance da equipe do Paraná veio aos 37. Kazim recebeu na esquerda e cruzou para área, mas Juninho cabeceou por cima.
Aos seis minutos do segundo tempo, o Flamengo abriu o placar. Após João Paulo perder a bola no meio de campo, Mancuello fez lançamento para Paolo Guerrero. O centroavante recebeu chutou no canto esquerdo de Wilson, que não tocou na bola.
Aos 43, o volante Cuéllar deu lançamento para o atacante Marcelo Cirino, que recebeu na área. Ele fez o giro e chutou na saída do goleiro Wilson para marcar o segundo gol.
Na próxima quarta-feira, o Coritiba vai visitar o Vitória, no Barradão. O Flamengo vai encarar o Santos, na Arena Pantanal.
O jogo – O Coritiba começou a partida no ataque. Logo aos quatro minutos, criou uma boa chance de gol. Carlinhos tabelou com Kleber e finalizou de carrinho, já dentro da pequena área, mas a bola saiu. O Flamengo tentava quebrar o ritmo do jogo, trocando passes sem muita pressa de chegar ao gol.
O ritmo da partida prosseguia lento com muita marcação por parte das duas equipes e excesso de passes laterais. O time de Curitiba adiantou a marcação e forçou a defesa rubro-negra a apelar para chutes longos na hora de sair para o ataque.
Aos 16 minutos, Everton foi lançado pela esquerda e cruzou para Guerrero, mas a bola foi muito forte e o peruano não alcançou. Dois minutos depois, o Flamengo conseguiu chutar pela primeira vez em direção ao gol. O argentino Mancuello bateu forte, mas a bola encobriu o travessão do Coritiba.
Os dois times continuavam em ritmo lento e quase não criavam chances para conclusão. Aos 23 minutos, Raphael Veiga foi lançado por João Paulo, mas o zagueiro Juan conseguiu se esticar e evitar que o passe chegasse ao seu destino.
A primeira conclusão perigosa do Flamengo aconteceu aos 30 minutos quando Guerrero bateu cruzado, o goleiro Wilson rebateu e a zaga do Coritiba aliviou o perigo. O time da casa respondeu com um cruzamento de Kazin que Juninho cabeceou por cima do gol de Alex Muralha.
A partida ficou mais aberta e, aos 37 minutos, Pará cruzou para a cabeçada de Guerrero, mas a bola foi defendida por facilidade por Wilson. Logo depois foi a vez de Alex Muralha interromper uma troca de passes de cabeça entre Kleber e Raphael Veiga.
O Flamengo voltou mais agressivo para o segundo tempo e marcou o primeiro gol, logo aos seis minutos. Mancuello fez ótimo passe nas costas da zaga. Guerrero penetrou e bateu no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Wilson.
O Coritiba partiu para o ataque e quase conseguiu a igualdade aos oito minutos em chute de Juninho, mas Márcio Araújo bloqueou. Logo depois, o veterano zagueiro Juan sentiu uma lesão e o técnico Zé Ricardo colocou o argentino Donatti, recentemente contratado. Para aproveitar os espaços concedidos pelo Coritiba, o técnico Zé Ricardo colocou o atacante Marcelo Cirino no lugar do meia Mancuello.
Aos 18 minutos, o time paranaense desperdiçou uma boa oportunidade de marcar o gol do empate. Pará cobrou lateral, Raphael Veiga tocou de cabeça e João Paulo concluiu para fora.
A entrada de Felipe Amorim aumentou a agressividade da equipe curitibana, mas o Flamengo soube bloquear as tentativas ofensivas do adversário. Aos 32 minutos, o turco Kazim conseguiu dominar na grande área e rolou para Iago bater de primeira, mas a bola subiu demais.
Aos 35 minutos, Zé Ricardo decidiu reforçar o esquema defensivo e colocou o volante Cuellar no lugar do meia Alan Patrick. No desespero, o Coritiba trocou o lateral Pará pelo meia-atacante Bernardo.
Aos 43 minutos, o Flamengo liquidou a fatura com um gol de Marcelo Cirino. O atacante recebeu bom passe de Cuellar e tocou entre as pernas do goleiro Wilson.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 2 FLAMENGO
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 31 de julho de 2016, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Público: 17.606 pessoas
Cartões amarelos: Luccas Claro(Coritiba); Paolo Guerrero e Pará (Flamengo)
Gols: FLAMENGO: Paolo Guerrero, aos seis, e Marcelo Cirino aos 43 minutos do segundo tempo
CORITIBA: Wilson; Ceará(Bernardo), Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Alan Santos(Iago) e Raphael Veiga(Felipe Amorim); Kleber e Kazim
Técnico: Pachequinho
FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Rafael Vaz, Juan(Donatti) e Chiquinho; Márcio Araújo, Willian Arão, Alan Patrick(Cuellar) Mancuello(Marcelo Cirino) e Everton; Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo