A sessão do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) manteve as decisões anteriores de julgamentos feitos pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD-AL), em sua comissão disciplinar e no pleno e pela comissão disciplinar do próprio STJD que puniam CSA e CRB pelos gravíssimos incidentes acontecidos na decisão do Campeonato Alagoano, no dia 8 de maio deste ano.
Sendo assim, CSA e CRB terão pagar multas e perda de mando de campo. Como mandante do jogo, o CSA teve uma pena mais dura. O CSA pagará R$ 5 mil e perderá cinco mando de campos. O CRB perderá 4 mandos e receberá a mesma pena financeira: R$ 4 mil.
O impacto da decisão do Campeonato Alagoano de 2017 é forte. CSA e CRB são os carros chefes da competição. Para se ter uma ideia do impacto, no Alagoano deste ano, o CSA realizou dez jogos com mando de campo e o CRB nove. Com a decisão do STJD, os dois clubes podem perder 50% do mando de campo na competição do próximo ano.
Como a decisão foi em última instância na Justiça Desportiva, os clubes não terão mais caminho para recorrer da decisão e precisarão cumprir o que foi determinado pela justiça.