Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

2012 promete muita movimentação na área política

O ano que se inicia será bastante fértil no campo da política e em outras áreas de poder na esfera estadual. Além da eleição para prefeito nos 102 municípios alagoanos, haverá sucessão também em outros poderes, como a escolha de novos dirigentes nos tribunais de Justiça, de Contas, Ministério Público estadual, além da Assembleia Legislativa e na Câmara de Maceió, que devem mudar de comando no início de 2013.

No Tribunal de Contas surgirá uma nova vaga de conselheiro com a aposentadoria do conselheiro Isnaldo Bulhões, que completa 70 anos no próximo dia 16 deste mês. E essa vaga com certeza irá despertar cobiça entre os deputados estaduais, entre eles o atual presidente do Poder Legislativo, Fernando Toledo (PSDB), que ainda sonha em ocupar uma vaga no Tribunal de Contas, vaga essa prometida pelo governador Teotonio Vilela Filho em disputas passadas. Mas resta saber se a vontade de Toledo permanece a mesma e se o governador não pode ter outro nome em mente. Pode também surgir interesse de algum deputado.

O Tribunal de Justiça também deve definir já ao final deste ano o sucessor do atual presidente, desembargador Sebastião Costa Filho, mesmo com a posse ocorrendo somente em fevereiro de 2013. Mas é praxe comum no TJ definir seu quadro de direção no final do ano anterior a mudança administrativa. O mesmo vai ocorrer no Ministério Público estadual. No segundo mandato, o atual procurador-geral Eduardo Tavares Mendes terá um novo sucessor a partir de 1º de janeiro de 2013. A eleição para escolha dos nomes acontece em novembro e da lista tríplice a ser formada irá sair o próximo comandante-chefe do MP-AL.

Ainda no âmbito do Judiciário estadual duas novas vagas de desembargador irão surgir em 2012 por conta da aposentadoria dos desembargadores Estácio Luiz Gama de Lima (7 de junho) e Orlando Manso (24 de dezembro) que completam 70 anos e terão que se afastar do TJ. A Câmara de Maceió entrará em 2013 com um novo presidente. O atual Galba Novaes Júnior (PRB) conclui o mandato no fim deste ano e mesmo em caso de reeleição como vereador não é certa sua permanência no comando da Mesa Diretora da Casa Mário Guimarães. Sem contar que na próxima legislatura Maceió terá 31 vereadores e com mais mais gente mais interessados devem surgir para ocupar a cadeira principal do legislativo maceioense.

Já na Assembleia Legislativa a atual Mesa Diretora comandada por Fernando Toledo tem mandato até 31 de janeiro de 2013, mas caso ocorra a ida do atual presidente para o TC-AL, a Casa terá que fazer uma nova eleição para que o atual mandato seja completado. Neste caso, o atual vice-presidente, deputado Antonio Albuquerque (PTdoB) assume o comando provisoriamente e terá que convocar uma nova eleição, segundo o artigo 11 do Regimento Interno em cinco dias e para que aconteça em até 15 dias subsequentes à ocorrência da vaga. Ou seja, se Fernando Toledo for para o Tribunal de Contas a briga de bastidores na ALE será boa para ocupar sua vaga como presidente da ALE.

A sucessão nas prefeituras alagoanas não irá somente movimentar a capital, Maceió, mas todos os demais municípios. Dos atuais prefeitos pelo menos 60 não podem mais disputar um novo mandato. Assim sendo a renovação será grande nos municípios a partir de 2013. Dessa forma 2012 com certeza será bastante movimentado no âmbito político em Alagoas. Os caciques da política alagoana – entre eles o senador Renan Calheiros (PMDB) e o governador Teotonio Vilela (PSDB) irão trabalhar para eleger o maior número de prefeitos, pois em 2014, já teremos um novo embate político, dessa vez no campo da sucessão estadual e na disputa pela única vaga de senador que estará em jogo.

Veja Mais

Deixe um comentário