Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), falou nesta quarta-feira (17) durante encontro com prefeitos sobre o ajuste fiscal proposto pelo governo federal. Renan defendeu as medidas, mas enfatizou que elas não podem prejudicar a população.
“Evidentemente que nós defendemos o ajuste fiscal. No primeiro trimestre, o ajuste fiscal se fez muito mais nos municípios e nos estados do que no governo central. Mas defendo o ajuste fiscal que não signifique na prática o desajuste social”, afirmou Renan.
Renan participou nesta quarta de reunião com prefeitos para discutir o pacto federativo e desenvolvimento regional. No encontro, os prefeitos apresentaram um resumo das dificuldades que enfrentam, como estrangulamento das contas municipais causado pela transferência frequente de obrigações para as prefeituras sem o necessário repasse de dinheiro para cobri-las.
“Esta reunião é uma reunião que não é contra o ninguém. É uma reunião do Brasil e dos brasileiros e os senhores, como prefeitos e como prefeitas, representam mais do que qualquer outro. Por isso, nós estamos aqui objetivamente para ouvir”, destacou Renan. O presidente do Senado disse ainda que é importante definir qual a pauta prioritária para os municípios.
“Nós vamos discutir com os prefeitos o que nós devemos fazer, qual é a pauta que vamos priorizar daqui para frente. Nós estivemos na Marcha dos Prefeitos, criamos um grupo para estudar o pacto federativo no âmbito do Senado Federal a exemplo do que já havia feito a Câmara dos Deputados. Criamos uma comissão mista no Congresso Nacional para acompanhar a tramitação de todas as matérias que dizem respeito ao pacto federativo e hoje nós estamos aqui fundamentalmente para ouvir”, disse Renan.