Luis Vilar
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Uso este espaço hoje, dia 07, para agradecer ao deputado Castelo (PTB), por ter citado o meu nome – de forma gratuita – ao exemplificar entre seus assessores um projeto de lei para regulamentar a contratação de jornalistas pelo serviço público estadual, fazendo com que seja obrigatório o diploma em concursos públicos oriundos do Governo do Estado de Alagoas.
Castelo argumenta a qualificação profissional e a formação acadêmica como balizadores para exercício da profissão, ressaltando a importância da educação superior, fazendo alusão a diversas profissões regulamentadas, como consta na justificativa de seu projeto de lei. O deputado estadual citou outros diversos jornalistas que buscam desenvolver seus trabalhos de forma séria e com honestidade intelectual.
Há ainda uma discussão forte quanto à constitucionalidade do projeto, diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas – de qualquer forma – é válida a iniciativa para que se fomente a discussão sobre a exigência do diploma para jornalista, explorando todos os ângulos da questão e não apenas os argumentos maniqueístas da luta do bem contra o mal.
Defendo a formação acadêmica, por acreditar ser o balizador mais adequado diante da evolução do jornalismo. Mas, prometo que ainda esta semana exponho meus argumentos aqui no blog, tornando pública uma discussão (no bom sentido) com o amigo Yuri Brandão, por quem nutro grande respeito apesar de discordar de suas posições.