Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Alagoas sai na frente e será o primeiro estado do Brasil a promover um seminário para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em junho de 2014 pela presidente Dilma Rousseff e que tem como finalidade definir as bases da política educacional brasileira até 2024. No próximo dia 11 será realizado pela Editora Direcional (Brasília/DF), em Maceió, o seminário alagoano de Educação, com a participação de nomes expressivos.
O seminário objetiva discutir e esclarecer todas as normas, sobretudo em se tratando das metas estabelecidas pelo PNE e suas possíveis consequências técnicas e jurídicas do não cumprimento da mesma. Uma das conferencistas do seminário será a promotora de Justiça Cecília Carnaúba. “Será uma oportunidade para os participantes receberem dicas e orientações robustas dos palestrantes e autoridades presentes, sobre o referido PNE; tanto na esfera estadual como na municipal”, disse a promotora.
O público alvo é formado por secretários municipais de Educação, prefeitos e gestores do segmento educacional em Alagoas. O seminário conta com apoio do governo de Alagoas, da Undime/AL e da AMA, além da prefeitura de Rio Largo, com promoção do Instituto Carlos Conce e coordenação da empresa Fabiane Comunicação & Eventos, que possui vasta experiência na organização de grandes eventos em Alagoas.
“Estamos com um limite de vagas, e as inscrições estão se afunilando”, disse Fabiane Carvalho, que espera a participação de representantes dos 102 municípios alagoanos. As inscrições para o seminário – que acontece no auditório do hotel Radisson das 8h30 às 18 horas do dia 11 de agosto – entram na reta final nesta semana e maiores informações sobre valores podem ser obtidas pelos telefones (82) 99966-0808 e 3327-7090.
Outros conferencistas
Além de Cecília Carnaúba, que tratará do tema “O direito a Educação em Alagoas: onde estamos?”, o seminário terá ainda como conferencistas o professor da USP, Nilson José Machado com o tema: “Aprendizagem significativas e desenvolvimento e competência na Educação Básica” e o professor Moaci Alves Carneiros, com o tema: “A operacionalização do Plano Nacional de Educação: uma proposta de alinhamento de ações passo a passo”.