Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
A partir deste ano, os municípios precisam iniciar o planejamento do Plano Plurianual (PPA) que entrará em vigor em 2018 e se estenderá até 2021. O documento traça as ações e metas do governo para aquele período e alinha as políticas do governo federal, estadual e municipal para garantir uma unidade das ações e a melhor distribuição de recursos. Pensando na capacitação dos técnicos municipais para elaboração do PPA, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) assinaram um termo de cooperação técnica.
Os estudos para o PPA devem iniciar esse ano para o funcionamento efetivo daqui a dois anos. O termo de cooperação consiste no trabalho em conjunto das entidades para a capacitação dos técnicos municipais na construção do novo PPA. A secretaria de estado vai disponibilizar monitores, enquanto a AMA será responsável pela convocação e reuniões dos técnicos na sua estrutura física.
Na tarde desta quinta-feira (14), o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito Marcelo Beltrão, acompanhado do superintendente da entidade César Teixeira Júnior e do prefeito de Penedo Marcius Beltrão, esteve na Seplag a convite do secretário Christian Teixeira. Além de assinar o termo de cooperação técnica, Marcelo Beltrão conheceu as instalações da instituição e o novo mapa político-administrativo do estado de Alagoas.
No mapa, estão disponibilizadas informações atualizadas por município que estão agregadas por territórios de planejamento. Entre as novidades, os municípios turísticos receberam ícones específicos de destaque, assim como identificação do número da população pela divisão de cores e as bandeiras de cada município, um fato inédito nos mapas estaduais brasileiros. Uma reunião na AMA ficou agendada para fevereiro para apresentação e distribuição dos mapas aos prefeitos alagoanos.
Para o secretário Christian Teixeira, o novo mapa político-administrativo é um documento que caracteriza Alagoas e suas individualidades. “A secretaria tem procurado trabalhar melhor a geolocalização de cada região, o que tem ajudado o trabalho da Defesa Civil, que pode prevenir mais facilmente as catástrofes que podem vir a ocorrer”, garantiu. Também estiveram na reunião o secretário executivo de Planejamento e Gestão, Genildo Silva; o gerente de Geoprocessamento, Lucas Cavalcante; e o geográfo, Kleberson Silva.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, reforçou que a parceria entre a AMA e a Seplag só tem a acrescentar aos municípios. “O planejamento é essencial para uma boa administração e o PPA tem essa missão. A Seplag vai auxiliar os técnicos municipais a estudar a atual situação para traçar as metas ideais”, afirmou Beltrão que também parabenizou a secretaria pelo novo mapa político-administrativo. O mapa está disponível para download gratuito no site do Alagoas em Dados e Informações.