Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Após licença, Renan libera projetos do Ibama

Agência SenadoNo plenário, Renan anuncia que projetos do Ibama voltam a tramitar no Senado

No plenário, Renan anuncia que projetos do Ibama voltam a tramitar no Senado

Ainda como líder da bancada do PMDB no Senado, o senador Renan Calheiros conseguiu no fim do ano passado impedir a tramitação de projetos de interesse do Ibama nacional. Na época, Renan disse que a medida era uma forma de obrigar o instituto a apreciar com mais clareza a questão da concessão da licença ambiental para instalação do Estaleiro Eisa, em Coruripe. Havia uma suspeita de que o Ibama agia com má vontade em relação a Alagoas.

Passados praticamente sete meses, enfim a licença para implantação do estaleiro foi liberada e Renan, agora como presidente do Senado, anunciou nesta terça-feira, 16, em plenário que as matérias de interesse do Ibama seriam reintegrados à pauta da Casa. Ambos os projetos tratam da criação de mais de 1.400 cargos para o Ibama e o ICMbio. “Estou analisando os dois projetos e só os devolverei para pauta depois que o Ibama se pronunciar à respeito da licença ambiental do estaleiro em Alagoas”, disse Renan na época.

No plenário do Senado, Renan saudou a liberação da licença ambiental. A medida confirma que o empreendimento tem viabilidade ambiental. "É o atestado de que são corretas as ações previstas no projeto para mitigar o impacto ambiental da construção e operação do estaleiro. Isso iguala Alagoas com os outros estados do Nordeste que obtiveram licenças para a instalação de estaleiros", comemorou Renan.

O Estaleiro de Coruripe é um mega empreendimento que envolve investimentos da ordem de R$ 2 bilhões e a geração de cerca de dez mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. A nova área escolhida para a implantação do estaleiro proporciona menos interferência nas atividades dos pescadores, e também nas dos catadores e marisqueiros nos manguezais da região.

"Neste momento o Brasil precisa de investimento e Alagoas precisa ainda mais. São investimentos suficientes para transformar o perfil sócio econômico do estado. São dois milhões de metros quadros, fabricação de três navios, com sete mil metros, e duas plataformas de óleo por ano. Tudo isso significa emprego, melhorias em infraestrutura e melhor condições de vida para população", disse Renan.

De acordo com Renan, as bancadas dos deputados e dos senadores alagoanos muito se empenharam para viabilizar a obra. "Foram inúmeras as reuniões e encontros a com as autoridades competentes para permitir o licenciamento do empreendimento", disse.

Durante o pronunciamento, o presidente do Senado lembrou-se do compromisso feito anteriormente de que se empenharia junto ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Vital do Rego, para dar caráter de urgência ao PL 60, que trata da carreira dos funcionários dos institutos ambientais. "Trata-se da afirmação de um compromisso feito durante os debates sobre o estaleiro e que agora estou honrando", reforçou Renan.

Veja Mais

Deixe um comentário