Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Arapiraca sai fortalecida da eleição: elege vice-governador e quatro estaduais

Arapiraca se fortalece com o resultado das urnas em 5 de outubro
Arapiraca se fortalece com o resultado das urnas em 5 de outubro

Segunda maior cidade de Alagoas, Arapiraca sai fortalecida das urnas na eleição deste domingo, 5, pois além da eleição do ex-prefeito Luciano Barbosa como vice-governador, a bancada estadual na Assembleia Legislativa foi duplicada com a reeleição dos deputados Ricardo Nezinho (PMDB) e Severino Pessoa (PPS) que ganham a partir de 1º de fevereiro de 2015 a companhia dos deputados eleitos Tarcizo Freire (PSD) e Rodrigo Cunha (PSDB).

Filho da ex-deputada federal Ceci Cunha, covardemente assassinada em dezembro de 1998, o tucano Rodrigo Cunha foi o deputado estadual mais votado na eleição de domingo, alcançando a marca de 60.795 votos. Além desses quatro deputados, a região Agreste estará representada por outros dois parlamentares eleitos pela primeira vez no domingo, o ex-prefeito de Lagoa da Canoa, Jairzinho Lira (PRTB) e o jovem Gilvan Barros Filho (PSDB), sucessor do pai na ALE.

Jairzinho – que durante a campanha era chamado por ‘furacão do Agreste’ – herda a cadeira que seria de seu pai, o ex-prefeito de Feira Grande, Almir Lira, eleito deputado estadual em 2010, mas que não chegou a tomar posse por conta de um AVC, que ocasionou sua morte.

Júlio Cezar se sai bem em Palmeira

O candidato a governador pelo PSDB, vereador Júlio Cezar obteve uma excelente votação em sua cidade natal, Palmeira dos Índios. Com 11.159 votos, Júlio só ficou atrás do governador eleito, Renan Filho (PMDB), que obteve 13.720 votos.

Já o senador Benedito de Lira, candidato ao governo pelo PP, obteve 5.838 votos. O resultado nas urnas em Palmeira fortalece o nome de Júlio Cezar como opção para a disputa pela prefeitura de Palmeira na eleição de 2016, caso não ocorra nenhum problema no ninho tucano.

Almeida foi salvo pelo gongo

O ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PRTB) foi praticamente salvo pelo ‘gongo’ no final da apuração. Quando ainda faltavam 671 urnas a serem apuradas, Almeida estava atrás de Val Amélio, seu colega de partido, com mais de 13 mil votos, o que lhe tiraria o mandato de deputado federal.

Mas a apuração dos votos de Maceió, onde Almeida foi prefeito por dois mandatos, salvou-lhe do fiasco eleitoral nas urnas. O ex-prefeito era apontado como um dos possíveis campeões de votos nas urnas em 5 de outubro e teve que lutar até o fim para conseguir se eleger deputado federal.

Mesmo assim sai fortalecido da disputa para em 2016 enfrentar o atual prefeito Rui Palmeira para voltar a ser prefeito da capital alagoana.

Renan Filho venceu em 78 cidades de Alagoas

Se os números não estiverem errados, o governador eleito Renan Filho sagrou-se vencedor em 78 das 102 cidades alagoanas, enquanto seu adversário, senador Benedito de Lira (PP) venceu em 24 cidades.

No pequeno município de Palestina, Renan obteve seu melhor desempenho: 88,29% dos votos válidos. Enquanto Renan Filho obteve 2.255 votos, Benedito de Lira chegou apenas a 179 votos (7,01), resultado insignificante para um candidato ao governo.

Veja Mais

Deixe um comentário