Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Bancada federal sem líder!

Alagoas24HorasAlagoas24Horas

De acordo com os deputados federais Rui Palmeira (PSDB), Givaldo Carimbão (PSB) e Joaquim Beltrão (PMDB), o líder da bancada federal deve ser definido esta semana. A dificuldade é chegar a um consenso entre os próprios parlamentares. De um lado Carimbão disputa o cargo; do outro Joaquim Beltrão.

Carimbão conta com o apoio dos governistas. Beltrão tem o apoio do PMDB e do senador Fernando Collor de Mello (PTB). Os parlamentares esperam que o nome seja decidido sem ser necessário recorrer à votação interna, mas o caminho pode até ser este, já que a decisão se arrasta há tanto tempo e os alagoanos em Brasília continuam sem líder.

Rui Palmeira espera que a decisão ocorra até a próxima quarta-feira, dia 6. “Eu quero que se defina logo. Melhor seria que houvesse consenso para não precisar de uma disputa, afinal já somos frágeis pelo tamanho, porque outras bancadas possuem vários deputados. Pior ainda se não estivermos unidos. Há uma disputa interna muito forte entre Joaquim Beltrão e Givaldo Carimbão”.

A ausência do líder prejudica nas ações conjuntas em que a bancada necessita de um interlocutor, dizem alguns especialistas. Afinal, tudo em Brasília é força e influência. Rui Palmeira deixa ainda claro o seu voto: “é no Carimbão. Os deputados da base do governo devem acompanhar”.

Givaldo Carimbão diz que também espera consenso. “Acho que até quarta-feira a gente define esta questão”, resume o deputado do PSB. Joaquim Beltrão dá uma solução para o impasse: “eu acho que é uma questão fácil de resolver. São dois anos de liderança. Um ano pode ser meu, o outro do Carimbão. A gente tem que sentar para conversar. Nas últimas três semanas houve problemas, eu estive doente, mas acho que estamos perto de resolver isto”, colocou.

A decisão está em “atraso”, segundo Joaquim Beltrão, mas é possível – ainda conforme ele – resolver sem rachar a bancada. “Vamos adiantar as conversas e chegar a um entendimento. Minha posição é dividir a liderança pelos dois anos. Isto é possível e pode evitar a disputa”.

Veja Mais

Deixe um comentário