Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Beltrão denuncia perda de propriedades rurais

Em discurso na tribuna da Câmara Federal, o deputado Joaquim Beltrão (PMDB) saiu em defesa dos pequenos agricultores da região do semiárido alagoano, que estão perdendo suas propriedades por conta de dívidas com instituições financeiras, como os bancos do Brasil e do Nordeste.

Beltrão citou o caso do produtor Francisco de Souza Vieira, que teve sua propriedade arrematada em leilão pelo Banco do Nordeste por conta de uma dívida de 52 mil reais, fruto de um empréstimo para construção de cercas e açudes. Na denúncia, o deputado diz que a propriedade foi leiloada à revelia por 150 mil reais pelo fato do pequeno agricultor não dispor de recursos para pagar um advogado.

“Dessa forma se tornou presa fácil para o Banco do Nordeste”, disse. A dívida é superior a 200 mil reais e mesmo com a propriedade leiloada, o pequeno agricultor ainda deve mais de 80 mil reais ao banco. Joaquim Beltrão acusa o banco de tomar pequenas propriedades em Alagoas e na Paraíba, notadamente daqueles agricultores que não podem pagar um advogado.

“Está-se fazendo uma reforma agrária ao contrário. O governo precisa achar uma solução para esse endividamento rural de pequenos proprietários que não têm condições de pagar não tenham suas propriedades tomadas. Eles precisam ter seu emprego, sua casa e uma forma de ganhar a vida”, disse.

Beltrão cobrou da equipe econômica do governo federal uma solução para o problema.

Veja Mais

Deixe um comentário