Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Benedito de Lira embola eleições para Senado

Vanessa Alencar/Alagoas24Horas/ArquivoBenedito de Lira

Benedito de Lira

As recentes pesquisas eleitorais – inclusive a Vox Populli, feita pelos tucanos e não divulgadas – mostram um duelo de titãs na disputa pelo governo do Estado. Porém, nasce uma briga semelhante na disputa pelo Senado.

Se antes do início da corrida eleitoral, já era tido como certo a eleição de Heloísa Helena (PSOL) e Renan Calheiros (PMDB), os personagens e fatos envolvendo a disputa podem indicar também um quadro indefinido.

Para o Governo do Estado – apesar da liderança de Fernando Collor de Mello (PTB) – as margens de erro apontam empate técnico. Não dá para falar o mesmo em relação à disputa pelo Senado Federal, mas é impressionante – ao menos com base nos números divulgados – o quanto o quadro mudou em relação ao que se esperava antes do período do pleito.

É inegável o crescimento de Benedito de Lira (PP) nas pesquisas. Tudo iniciou em uma dança desajeitada, que aos poucos foi se transformando em votos. Benedito de Lira diz que “estão reconhecendo o seu trabalho”. O Ibope sentencia: Renan Calheiros, 54%, Heloísa Helena, 41% e Benedito de Lira 35%.

Renan Calheiros parece ter surfado no lulismo e aproveitado a crista da onda, logo depois de ter ficado livre de adversários no tapetão. Mas, é o que mais dá munição aos adversários, caso queiram atacá-lo. Por enquanto, apenas o solitário José Costa (PPS) compra este discurso.

Heloísa Helena ainda demonstra sua força. Segue sem os marqueteiros, dando o recado em 40 segundos e mostrando o peso de sua densidade eleitoral. É a principal estrela do PSOL, sem sombra de dúvidas. Conta com o discurso aguerrido; frases fortes já conhecidas!

Benedito de Lira – no entanto – sabe que pode ser a “zebra” do processo. Na recente sabatinada da Ordem dos Advogados do Brasil, chegou a insinuar que possui pesquisas internas que o coloca na segunda posição. O embate para o Senado Federal merece os mesmos holofotes que estão sendo dados a majoritária para o governo do Estado. Até por que, ainda há muita água para passa por baixo da ponte. Quando o cerco aperta, em política, os discursos se tornam mais ácidos, mais ferozes.

Muita coisa deve surgir nas duas próximas semanas em relação aos postulantes ao cargo de Senado Federal, sobretudo em relação ao passado das “feras”. Os ataques a Heloísa Helena são constantes, principalmente advindos de Afonso Lacerda, que nega pertencer a qualquer tipo de pomar. Sobre os demais, também há assunto para o guia eleitoral. É esperar.

Veja Mais

Deixe um comentário