Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Benedito defende interiorização do desenvolvimento

Agência SenadoBenedito de Lira defende interiorização do desenvolvimento como forma de gerar oportunidades em todo o Estado

Benedito de Lira defende interiorização do desenvolvimento como forma de gerar oportunidades em todo o Estado

Em Rio Largo, onde foi receber o título cidadão, o senador Benedito de Lira (PP), a exemplo do que tem feito em todas as visitas que realiza nas viagens para reuniões de trabalho no interior de Alagoas, aproveitou para defender a interiorização do desenvolvimento sócioeconômico de todas as cidades interioranas. Para ele, a desconcentração da economia estadual trará benefícios a todos. "É preciso promover uma nova configuração do emprego entre as regiões alagoanas", diz.

O senador propõe que o mapa do emprego seja mudado. "Interiorizando o desenvolvimento, temos que levar a infraestrutura a todas as regiões, qualificar, capacitar as pessoas, os jovens, porque a cidadania nasce no emprego; nasce na ocupação produtiva”, argumentou ele, quando conversou em Rio Largo com prefeitos e lideranças de vários municípios na residência da prefeita Maria Elisa (PSD).

O encontro, que se estendeu por toda a região metropolitana da Grande Maceió, além dos nove prefeitos, foi prestigiado por cinco ex-prefeitos, que acompanharam o senador nas cidades por onde ele passou para discutir os problemas locais. Lá estavam prefeitos Jacob Brandão (Mata Grande), Mano (Atalaia), Arlindo Garrote (Estrela de Alagoas), empresários como Ricardo Barreto (Arapiraca), lideranças como Chico da Capial (Arapiraca) e dezenas de vereadores da região.

Em cada cidade, foram discutidos problemas de abastecimento de água, de reforma das unidades de saúde, de atendimento às comunidades atingidas pela seca e de endividamento dos agricultores. O senador tratou ainda da estratégia mais prática e realista de apoio às prefeituras na oferta de cursos de qualificação profissional e na implantação de distritos industriais que possam atrair investimentos privados para gerar emprego e renda.

Murici

Benedito mostrou, com um bom exemplo para a industrialização no interior, o Centro da Moda de Murici, que, segundo ele, "precisa ser visto como incentivo para que a cadeia produtiva têxtil estenda-se a todo o Estado". Para Lira, o modelo de Murici é excelente, "mas precisa de uma melhor estrutura e acompanhamento por parte do governo estadual para dar uma força aos empresários da moda, como já vem fazendo com consultorias e apoio a Federação das Indústrias e o Sebrae".

O senador do PP alertou para o fato de que, em Toritama, em Caruaru, o governador pernambucano Eduardo Campos tem ajudado em muito o crescimento desse pólo de confecção, hoje uma referência no Brasil. "Por isso", defendeu, "Murici precisa de incentivos fiscais do governo e até de compra de fardamentos para alavancar esse excelente projeto de confecção em Alagoas".

Benedito de Lira lembrou, na ocasião, o bom exemplo dado pelas prefeituras de Murici e de Canapi, que estão adquirindo seus uniformes escolares e fardamentos para garis na fábrica Menta Limão, de Murici. Parabenizou as empresas privadas – Mapel, Blumares, Cycosa, SDI de União dos Palmares e Leite MUU – que passaram a comprar fardamento no Centro da Moda de Murici.

Desde o início de seu mandato de senador, há pouco mais de dois anos, ele esteve em todos os municípios alagoanos. Alegando que não quer se distanciar das comunidades do Estado, Benedito tem viajado para discutir com prefeitos e lideranças locais a forma de ajudá-los no Congresso Nacional e nos diversos órgãos públicos do governo federal, em Brasília.

Veja Mais

Deixe um comentário