Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Câmara de Maceió institui a comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva

AssessoriaVereador Kelmann Vieira, atual presidente da Câmara, é o autor da proposta

Vereador Kelmann Vieira, atual presidente da Câmara, é o autor da proposta

O Diário Oficial de Maceió publicou o decreto legislativo que institui a comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva, no âmbito da Câmara Municipal. A proposta de criação é do vereador e presidente da Casa de Mário Guimarães, Kelmann Vieira, para agraciar personalidades integrantes dos órgãos de segurança pública de Alagoas que, reconhecida e efetivamente, tenham sido protagonistas de atos heroicos no âmbito do município.

Ao propor a criação da comenda, o presidente da Câmara, Kelmann Vieira, de certa forma presta uma homenagem ao policial que foi morto em serviço e de forma traiçoeira durante um assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal em Maceió, no mês de novembro de 2009. Na época, Anderson Lima (filho do jornalista Laerson Silva) era chefe do Tático Integrado Grupo de Resgates Especiais (Tigre) da Polícia Civil de lagoas.

Pelo decreto, cada vereador poderá indicar uma personalidade por sessão legislativa para recebem a comenda. Na proposta terá que conter o nome da personalidade, nacionalidade, profissão, dados biográficos e as razões que justifiquem a indicação. A comenda, também poderá ser conferida “post mortem”, e sua entrega, neste caso, será feita a uma das seguintes pessoas, nessa ordem: cônjuge, descendentes, ascendentes ou irmãos.

A entrega será sempre no mês de novembro de cada ano, mesmo mês do assassinato de Anderson Lima, mas poderá ser feita em qualquer outra data, previamente fixada e aprovada pela Mesa Diretora. Em sua página do Facebook, Kelmann Vieira destacou a iniciativa como mais uma forma de reconhecimento ao ato de bravura do policial, que quando foi morto, tentou evitar o assalto à agência da Caixa e terminou sendo atingido pelas costas.

“É a forma do Legislativo valorizar e estimular o ofício desses profissionais que merecem todo a nossa deferência! Anderson [Lima] foi vítima da violência justamente por ser policial. Minha homenagem a este guerreiro!”, escreveu Kelmann Vieira – que também é delegado de Polícia -, ao anunciar a publicação do decreto legislativo criando a comenda “Policial Civil Anderson Lima”. É esperar agora que a iniciativa saia do papel e passe a valer.

Em 30 de agosto de 2011, o governo de Alagoas através do decreto de nº 15.530 e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) criou a Medalha de Honra ao Mérito Policial Civil Anderson de Lima Silva cujo objetivo era o de reconhecer os trabalhos relevantes de delegados, escrivães e agentes de Polícia vítimas de crimes sofridos no exercício da profissão. Porém, em abril de 2013, quase quatro após o assassinato do policial, o decreto não tinha saído do papel.

Veja Mais

Deixe um comentário