Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Todo mundo sabe que campanha eleitoral é jogo para candidato que bate do pescoço pra baixo e também sabe apanhar. O que pouca gente percebe é que essa regra parece também valer para uma das classes profissionais mais conceituadas, a dos advogados, o que é lamentável.
O que parecia uma simples comemoração referente ao dia do advogado está sendo usado politicamente. O fato ocorreu em União dos Palmares, no dia 27 de agosto.
A advogada e conselheira federal, Fernanda Marinela, provável candidata pela situação, após o sorteio de uma TV apareceu numa fotografia com o agraciado, o que está provocando a maior polêmica por parte da oposição nas redes sociais.
O advogado sorteado, Régio Nunes da Silva, está divulgando uma declaração onde afirma que a “aparição da Dra. Fernanda Marinela na foto da entrega do brinde ocorreu a meu pedido, porquanto quis registrar o momento ao lado da festejada professora”. Ele diz ainda que repudia qualquer distorção da verdade dos fatos, principalmente com finalidade eleitoreira.
O presidente da OAB de União dos Palmares, Eriberto Lins Bezerra, também publicou nota para explicar que na festa os prêmios distribuídos foram conseguidos junto aos comerciantes e empresários do município.
Na nota ele afirma, ainda, “que não houve sorteio, entrega ou distribuição de brindes adquiridos com recursos da OAB”. E esclarece que os membros da gestão estadual da Ordem foram convidados para participar do evento porque suas “presenças prestigiam e alegram a advocacia local, sem qualquer finalidade eleitoral, mas para engrandecer a modesta festa local”.
Eriberto Lins, ainda na nota, diz que rechaça qualquer versão que tente falsear os fatos por ele narrados e pede o “respeito de todos aqueles que, de forma vil e eleitoreira, tentam insinuar o uso de nossa instituição para fins indevidos”.Uma pena para a própria classe advocatícia que uma eleição classista caminhe para um terreno perigoso.
Este tipo de atitude, típica das campanhas político-partidárias que não merecem ser citadas como exemplo, deveria passar longe das campanhas de uma instituição tão respeitada e acreditada como a OAB. Pois no final de tudo, todos saem perdendo com esta postura, seja situação ou oposição, advogado ou advogada.
Campanha na OAB também é jogo duro. Ou será bruto?