Luis Vilar
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Mais que um pré-candidato à Prefeitura Municipal de Maceió de forma assumida, o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB) tem trazido para si a função de profeta. Ele não tem dúvidas de que será o prefeito em 2012, arrisca a dizer que o PSB está unido neste projeto – como ressaltou, em entrevista ao jornalista Plínio Lins, na Conversa de Botequim – e ainda foi mais longe. É o primeiro pré-candidato antecipado a antever o governador de Alagoas em 2014. Segundo ele, o nome é o senador Benedito de Lira (PP).
Palavras que – segundo ele – são orientadas pela fé!
Quanto à sua candidatura, Carimbão pegou carona com o discurso de um “amigo de infância” e diz que recebeu a iluminação divina, que confirmou que ele será prefeito, após orações e diálogos com Deus. O deputado federal tem sete mandatos, sendo três deles como vereador por Maceió de onde alçou voo para o Congresso. Agora, ele manda o recado: “está escrito e eu tenho a convicção plena de que serei prefeito. O partido está unido e não tem nenhum outro pré-candidato no PSB”.
Carimbão diz que tem conversado com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), com o objetivo de formar uma frente que una Vilela, Benedito de Lira e o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP). “Diferente das outras vezes, agora – quando rezo Pai Nosso com convicção plena – sinto que é vontade de Deus, sinto que chegou a minha hora e é a vez de eu ser candidato à Prefeitura de Maceió”, colocou.
No plano terreno – longe do reino dos céus – Carimbão tem como desafios outros pré-candidatos que buscam o apoio da mesma base que sustentariam sua candidatura. Ele revelou ainda que – na eleição de 2010 – desistiu de ser candidato ao Senado na última hora. E disse mais: “seria eleito para o Senado, mas este não era o projeto”. “Eu queria ser deputado e logo em seguida ser prefeito da cidade”. O segredo para ter tanta certeza da vitória nas eleições: “muita oração, muita oração. A gente reza para ganhar. Eleição tem que ter muita oração”, diz o político que transita bem em correntes da Igreja Católica.
Carimbão – que ainda é pré-candidato – já assumiu compromissos. Entre eles, como dito ao jornalista Plínio Lins, a “licitação de transporte público, caso esta não seja feita ainda na administração de Almeida”. “Fui vereador por Maceió e vivi o transporte coletivo como conselheiro na SMTT. Era um caos bem maior, naquela época. Fui eu que como vereador exigi licitação do transporte público. Não é justo que em Maceió – com um milhão de habitantes – não se tenha um transporte melhor e até com outras alternativas, como é esta conquistada pelo Benedito de Lira, que é o VLT”.
De acordo com Carimbão – e é bom que Cícero Almeida ouça – “licitação de transporte público é um dever, uma obrigação do prefeito. Não tem que ficar prorrogando. Quando se prorroga demais a coisa parece que cheira mal e passa isto para a sociedade”, colocou. Carimbão também defendeu licitação para os contratos de recolhimento de lixo na capital alagoana e deu conselhos ao futuro prefeito, que – é claro – ele anda querendo que seja ele mesmo. “Há três coisas que o prefeito tem que fazer: tapar buraco, tirar lixo e pagar folha em dia. Se não fizer isto, está fadado ao fracasso”.
Carimbão também avisa que prefeito não pode sair por aí brigando por qualquer motivo. Não dá para brigar – segundo ele – com juiz, padre e delegado. Esse é o estilo de quem já “carimbou” sua candidatura, ainda que antecipadamente!