Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Caso Petrobrás: IC substitui perito por técnico

Os bastidores da construção do laudo conclusivo dos peritos sobre as causas do acidente da Petrobrás, na Estação de Furado, em 23 de setembro, vão ganhar novos rumos esta semana.
Isso porque, nas reuniões internas, cruciais para as conclusões e as discussões, uma decisão do Instituto de Criminalística (IC) causou estranheza.
O perito Ivo Werneck- até então chefe da equipe de peritos- foi "isolado" desde o primeiro dia de perícia, 23 de setembro, e teve resistências internas em levar adiante os trabalhos.
Segundo apurou o blog, com duas testemunhas, houve reuniões em que o perito principal- Ivo Werneck- não apareceu porque simplesmente não foi chamado ou convocado para tal. Apenas seus auxiliares participavam dos encontros, geralmente no IC. Funcionários do instituto não mantinham contatos com Werneck, apenas com os auxliares, um procedimento considerado incomum, conforme explicam as fontes.
Além disso, Werneck foi substituído pelo próprio auxiliar, Rodolfo Pedrosa- que não é perito- para a anáise das causas do acidente na Estação. Na ficha funcional de Rodolfo, não consta formação superior. Ele é técnico em mecânica.
Outro ponto: o afastamento de Werneck não foi tornado público. Apenas uma portaria interna, de "gaveta", redigida às pressas tentou justificar as causas do afastamento do perito, que aceitou a decisão da Secretaria de Defesa Social de sair do caso, mas a contra-gosto, em uma reunião a portas fechadas com o sub-secretário de Defesa Social, no mês de outubro.
Na portaria, justificando o afastamento do funcionário, consta que Ivo Werneck foi "enquandrado" em três artigos do Código de Processo Penal. Os três falam de suspeição, incompatibilidade do funcionário público no desenvolvimento dos seus trabalhos e incompatibilidade como inimigo capital ou tendo relações com parentes próximos, neste caso, na Estação de Furado.
Os motivos chamam a atenção porque, na indicação do perito, feita no dia do acidente, sabia-se, pela ficha funcional de Werneck, que ele não tinha parentes na Petrobrás, nunca havia feito perícia em uma estação da estatal (logo, não tinha "inimigos capitais", possíveis problemas para as análises) e muito menos incompatibilidade para o desenvolvimento da função.
A direção do IC, conforme adiantou ao blog, deve divulgar esta semana, possivelmente na terça-feira, os laudos sobre a explosão. E responder porque o perito – de fato- foi afastado. E se isso mudou os rumos do caso.

###

Rodolpho Pedrosa é formado em Geografia e Estudos Sociais e pós-graduado em Geo-História. Atua na área de mecânica há 32 anos e trabalha há 15 no IC.

Veja Mais

Deixe um comentário