Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Cícero Almeida pode ser ‘a pedra no sapato’ de Rui Palmeira no caminho pela reeleição em Maceió

Cícero Almeida pode ser a pedra no sapato de Rui no caminho pela reeleição em Maceió
Cícero Almeida pode ser a pedra no sapato de Rui no caminho pela reeleição em Maceió

Provável candidato a prefeito de Maceió nas eleições de outubro, o deputado federal Cícero Almeida [momentaneamente no PSD] pode ser a pedra no caminho do atual prefeito Rui Palmeira (PSDB) que deseja se reeleger na disputa eleitoral deste ano. Almeida não esconde de ninguém que quer voltar a ocupar o cargo que exerceu por dois mandatos entre 2005 e 2012 e para isso se articula para angariar apoios políticos e financeiros para sua campanha.

O que incentiva Almeida a disputar novamente a prefeitura de Maceió é o resultado de uma pesquisa feita pelo Instituto Innovate para o semanário Extra, que aponta o ex-prefeito da capital à frente de Rui Palmeira. A pesquisa mostra Almeida com 24,5% das intenções de votos, enquanto Rui alcança somente 20,8%. O ex-prefeito e também deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) aparece com 10% e o deputado federal JHC (PSB) com 4,8%.

Lessa já disse que não é candidato e namora uma composição política com Rui Palmeira, a quem enfrentaria na eleição de 2012, caso não tivesse o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça eleitoral. Mas além de Almeida, o prefeito Rui Palmeira poderá enfrentar um outro candidato forte, o deputado JHC que foi o mais votado na capital em 2014 e mesmo tendo indicado nomes para compor na equipe do atual prefeito, pode ser candidato também.

Mas voltando a pesquisa, os dados levantados pelo instituto junto aos maceioenses aponta que a rejeição do prefeito Rui Palmeira na periferia de Maceió passa dos 80%. Essa é uma área onde o ex-prefeito Cícero Almeida é bem avaliado, principalmente pelos serviços executados em áreas mais pobres da capital durante suas duas gestões. O melhor desempenho de Rui Palmeira é na Ponta Verde, segundo a pesquisa, realizada nos dias 1º e 2 de fevereiro.

Máfia do lixo 

Se Almeida terá condições politicas de levar uma candidatura adiante só os próximos meses irá dizer. Além do processo de infidelidade partidária que responde no TSE por ter deixado o PRTB pelo qual se elegeu deputado federal em 2014, o ex-prefeito responde ainda a processos na Justiça de Alagoas pela famosa “Máfia do Lixo” nome dado pelo Ministério Público Estadual às investigações sobre contratação de empresas para recolher o lixo em Maceió.

Por ter sido eleito deputado federal, o processo contra Almeida foi enviado pelo Tribunal de Justiça para o STF, mas no caso de o ex-prefeito se eleger prefeito novamente, todo processo voltará para o âmbito da Justiça estadual ou em último caso para apreciação do STJ. A investigação do MPE aponta um desvio de R$ 200 milhões em um esquema envolvendo a contratação de empresas para fazer a coleta do lixo durante as duas gestões de Almeida.

Vereadores 

Superando essas dificuldades, o ex-prefeito terá que trabalhar para angariar apoio politico a sua empreitada, buscando formar uma aliança envolvendo outros partidos, além do PSD e ainda buscando apoio entre os vereadores com mandato. Entre os atuais 21 vereadores na Câmara de Maceió seis no máximo estiveram com Almeida em sua última gestão, o que não significa dizer que eles podem vir a apoiar o ex-prefeito na disputa deste ano.

Os demais em sua maioria estão na base de apoio ao prefeito Rui Palmeira e acostumados aos benefícios que o poder garante, dificilmente tendem a mudar de lado.

Veja Mais

Deixe um comentário