Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Clemente prepara grande São João em São Miguel

Capim alto no trevo causa risco a motoristas
Capim alto no trevo causa risco a motoristas

Maior festa junina de Alagoas, o São João de São Miguel dos Campos, promete ser o centro das atenções a partir do dia 9 de junho. O prefeito George Clemente vai aproveitar a festa para homenagear o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o rei do baião, naquele que é considerado o maior evento coberto do mundo.

O ‘São João é São Miguel’ foi idealizado na gestão do ex-prefeito Hélio Jatobá (1989/1992) e teve seu período áureo nas duas gestões do ex-prefeito Nivaldo Jatobá. De lá para cá a festa foi se consolidando a cada ano e tornou-se o maior evento do interior alagoano, disputando o título de melhor São João de Alagoas com Coruripe.

E em todos esses anos, grandes nomes da música brasileira passaram pela festa, a exemplo de Cláudia Leite, Leonardo, Dominguinhos, Alceu Valença, Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, entre outros. E a festa deste ano terá outras novidades, com a realização de eventos não somente durante a noite, mas pelo dia também.

A prefeitura vai aproveitar ainda a festa para projetos de inclusão social. Quem visitar a festa será agraciado com um brinde confeccionado por mães participantes do programa Bolsa Família. Também irá oferecer cursos de artesanato para a produção de chaveiros e broches com a temática junina. O objetivo é garantir renda aos artesãos locais.

Vila São João

O projeto arquitetônico da vila – totalmente coberta – foi criado pelos arquitetos Alex Teixeira e Claudemiro Clemente foi inspirado no belo casario e na igreja matriz Nossa Senhora do Ó, para reviver a graça da arquitetura colonial e resgate dos festejos juninos, que serão feitos em paralelo com os shows de artistas nacionais.

A vila terá diversos ambientes para promover o que a cultura nordestina e de São Miguel dos Campos têm de melhor. Uma réplica da igreja de Nossa Senhora do Ó será construída com um altar para os santos; a Casa de Cultura terá uma sede para expor o artesanato local, além de restaurantes, barracas, creche, entre outros setores.

A festa abre espaço para os artistas da terra também, com concurso de quadrilha, maratona de forró, sanfoneiros, banda de pífanos, coco de roda, mamulengo, repentistas, desfile de carroças, casamento caipira e muitas outras atrações, tudo inteiramente de graça para a população local e visitantes de várias partes do Brasil.

O secretário de Comunicação, Álvaro Guimarães, anuncia que nos próximos dias será promovido um café da manhã para apresentação oficial do projeto da festa deste ano, que terá entre suas atrações nomes como Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Victor e Léo, Flábio José, Jorge de Altinho, Mastruz com Leite, etc.

A expectativa de público é de mais de 50 mil pessoas por noite na festa, que acontece de 9 a 30 de junho.

Nota de pesar

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) divulgou nota de pesar pelo falecimento de Elisabeth Terencio Dresch, esposa do jornalista Bartolomeu Dresch, ocorrido nesta segunda-feira (14). O corpo será velado no Campo Santo Parque das Flores, onde será sepultado às 12 horas desta terça-feira (15).

Atenção DER

Ao invés de se preocupar somente em fiscalizar o trânsito nas rodovias alagoanas, a direção do DER poderia também cuidar da manutenção das mesmas. Um exemplo desse descaso é o trevo de acesso que fica localizado na rodovia AL-101 Sul, logo após a subida da Barra de São Miguel, com destino a Coruripe.

O capim já bastante alto impede que motoristas que se dirigem a Maceió vindo de Arapiraca, São Miguel dos Campos, entre outras cidades, possam ter uma visão dos outros veículos que estão vindo da região de Coruripe, causando risco de acidentes. Uma boa vontade do DER não custa nada. Basta mandar capinar o mato.

Veja Mais

Deixe um comentário