Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Por que o resultado das pesquisas, sobre a corrida presidencial anima tanto os senadores Renan Calheiros (PMDB0, Fernando Collor (PTB) e João Tenório (PSDB? É porque os três querem a retirada da vereadora Heloísa Helena das projeções políticas locais.
Helena está em terceiro na corrida presidencial. É cotada pelo PSOL não para ganhar, mas ajudar candidatos do partido para a Câmara Federal e o Senado. Perdendo, volta a Câmara de Vereadores para mais dois anos de mandato. Em Alagoas, com a votação assustadora- para os três caciques- Heloísa se credencia ao que ela quiser, em 2010: Governo, Senado, Câmara Federal ou até a Assembléia Legislativa.
Afinal, quem duvidaria da gordura eleitoral da ex-senadora e presidenciável neste façanha? Renan, Collor e Tenório não arriscam e mexem as pedras do xadrez para projetar HH bem longe de Alagoas. Seria um incômodo a menos para três políticos e suas visões futuristas.
O fator HH atrapalha, por exemplo, Fernando Collor. Ele- candidato ao Governo- teria na vereadora um incômodo quase kafkafiano. Nos labirintos do castelo político, as paredes podem ser de pedra ou de cartas. Collor não entraria em uma disputa para ser tragado em uma derrota anunciada.
HH atrapalha João Tenório. Sabidamente, o empresário-usineiro não tem colégio eleitoral, é empurrado em uma disputa ao Senado para que gaste dinheiro, a velha moeda cheirada de longe por prefeitos e vereadores dispostos a ganhar um pouco mais, além dos proventos mensais.
Dinheiro para percorrer Alagoas intensamente, atrás de votos pouco garantidos? João Tenório tentaria mesmo assim? Difícil de acreditar, sabendo que as virtudes de Tenório não são as da torneira. Ou seja: gastos sem retorno certo e garantido.
Por último, Renan Calheiros, ainda banhado no escândalo nacional, enredado por ele mesmo. HH tiraria o sono de Renan, se fosse concorrer ao Senado. Para quem deseja reconstruir o castelo, uma guerra com Heloísa seria quase um mergulho nas trevas.
Renan está para a política, mas a política sobrevive sem o cacique pemedebista. Ele sabe disso.
Para onde vai Heloísa? Não se sabe. Mas, se depender dos novos amigos desta jornada política- Collor, Renan e Tenório- é melhor tê-la muito, muito longe das paisagens alagoanas.

Veja Mais

Deixe um comentário