Usuário Legado
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Se a eleição fosse hoje, o quadro político do senador Fernando Collor (PTB) estaria fechado: ele sai candidato ao Governo de Alagoas, depois de uma conversa com o senador Renan Calheiros (PMDB), em uma negociação passando pela Assembleia Legislativa.
Semana passada, Euclydes Mello, suplente de Collor, conversou com os deputados estaduais Antônio Albuquerque (sem partido) e João Beltrão (PMN). AA era inimigo político de Collor, mas o senador percebeu que a Operação Taturana não tirou de Albuquerque influência eleitoral dele em cidades do interior. Assim valem os votos, pensa Collor. João Beltrão sempre foi aliado do senador, mas a novidade para 2010 é a separação com o deputado Cícero Ferro (PMN). Collor se sentiu traído, depois de uma entrevista de Ferro nos meios de comunicação dele. Bateu forte demais no Tribunal de Justiça e no Ministério Público, pelo menos esse é o entendimento.
E onde entraria Renan? Bem, o líder o PMDB sai mesmo candidato ao Senado. Collor escolhe o Governo depois de uma conversa com Calheiros. A proposta é "engordar", do ponto de vista eleitoral, Renan, e isso receberia a ajuda do petebista. E calçaria uma suposta, é o que acreditam os colloridos, derrota do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).
Claro, este cenário não está fechado. São conversas. Muito ainda deve acontecer até outubro do ano que vem, véspera das eleições.
COLLORIDOS DÃO OUTRA VERSÃO
Pessoas ligadas ao senador Fernando Collor (PTB) contactaram o blog e disseram não existir uma aliança entre ele e o deputado Antônio Albuquerque (sem partido). Nem mesmo sintoma de aproximação. Alegam que existem resquícios em campanhas eleitorais do passado, difíceis de superar. AA está fora do jogo político, pelo menos com Collor, é o que disseram.
Eles confirmam a candidatura do senador ao Governo do Estado. Negam que exista distanciamento entre ele e o deputado Cícero Ferro, mesmo depois da entrevista a rádio Gazeta, quando Ferro metralhou integrantes do Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual.
Disseram também que Renan Calheiros (PMDB) será sim apoiado por Collor em 2010, isso por causa da relação política entre ambos em Brasília. Falaram também da chapa montada por Collor, em Alagoas. Será assim: para deputado estadual, o senador vai apoiar Cícero Ferro, João Beltrão e Antônio Holanda. Deputado federal será Célia Rocha, ex-prefeita de Arapiraca.