Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Com Renan Filho, PMDB pode voltar ao governo de Alagoas, 20 anos depois

Agência CâmaraRenan Filho foi o nome escolhido pelo PMDB para disputar o governo

Renan Filho foi o nome escolhido pelo PMDB para disputar o governo

Ao lançar a pré-candidatura do deputado federal Renan Filho ao governo do Estado nas eleições deste ano, o PMDB tem uma grande chance de voltar à chefia o Executivo alagoano depois de 20 anos que ocupou o posto, quando Divaldo Suruagy foi eleito governador na disputa eleitoral de 1994 obtendo mais de 79% dos votos validos dos eleitores que foram às urnas na época.

A vitória de Suruagy naquela eleição foi praticamente uma homologação por conta da péssima gestão feita pelo antecessor Geraldo Bulhões (1991/94), bem como pelos candidatos enfrentados, entre eles o ex-prefeito tampão de Maceió, Pedro Vieira, que não chegou nem a 10% dos votos válidos apurados. Agora com Renan Filho o partido pode voltar a ocupar a cadeira mais importante da política alagoana.

Deputado federal mais votado na última eleição de 2010 com mais de 140 mil votos (10% dos eleitores que compareceram na votação), Renan Filho foi o nome escolhido pelo PMDB depois de várias tratativas feitas junto aos principais lideres dos demais partidos que integram a Frente de Oposição, como o PTB do senador Fernando Collor e o PDT do ex-governador Ronaldo Lessa, que é o principal coordenador do bloco.

Sua pré-candidatura ao governo conta com o apoio de pelo menos 14 partidos, número que pode ser ampliado com a chegada de novas legendas cujas conversações estão em aberto. Até o prazo final para a realização das conversações em 30 de junho, as negociações passam agora pela escolha de um nome forte eleitoralmente para compor a chapa na condição de vice, além de definições em torno de um programa de governo.

Ainda neste mês de maio serão realizados seminários temáticos com a participação do pré-candidato para debater assuntos de grande importância para o desenvolvimento de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário