Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Contadora Maria Clara Bugarim será a nova controladora-geral do Estado

DivulgaçãoMaria Clara Bugarim foi anunciada como controladora-geral do Estado

Maria Clara Bugarim foi anunciada como controladora-geral do Estado

Alagoana de União dos Palmares e ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por dois mandatos, Maria Clara Bugarim será a nova controladora-geral do Estado na gestão do governador Renan Filho, que fez o anúncio nesta sexta-feira, 9. Considerada uma das mais competentes profissionais da área da contabilidade, Maria Clara desempenhou vários cargos públicos em sua trajetória, como de auditora-geral no governo Geraldo Bulhões (1991/1994).

Contadora de profissão, Maria Clara Bugarim é também graduada em Administração de Empresas e em Direito, e pós-graduada em Auditoria e em Administração de Recursos Humanos. É Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao longo de sua vida profissional, exerceu com excelência e brilhantismo cargos, até então, nunca exercidos por mulheres.

Devido a sua formação, teve sua carreira marcada pela articulação junto às entidades de classe, presidiu o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998/2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC/2002-2005) e ocupou a cadeira de Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Nessa última entidade iniciou-se o grande marco da história da profissão contábil e em 60 anos de criação da profissão, foi a primeira mulher a ocupar a presidência do órgão maior da classe contábil brasileira.

Sua gestão (2006 a 2007 e 2008 a 2009) é marcada por sua habilidade interlocutória em abrir espaços, tanto no âmbito nacional quanto internacional, para as discussões que envolvem a profissão contábil. Na área acadêmica destaca-se pelo acompanhamento sistemático, marcando o posicionamento do CFC quanto às discussões sobre os novos rumos da Educação Superior no Brasil, especificamente na área do curso de Ciências Contábeis, bem como centrando esforços no sentido de privilegiar a Educação Continuada, instrumento eficaz na formação do profissional da contabilidade.

Veja Mais

Deixe um comentário