Paulo Chancey Jr.
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
O suspense acabou. A CBF divulgou a lista dos 23 jogadores que irão defender a seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. Como bom defensor, Dunga matou no peito e chutou para longe qualquer tipo de pressão por parte da torcida, porém, o treinador se mostrou responsável e leal ao grupo que vem conduzindo há quase quatro anos.
No gol, Júlio César é unanimidade, mas os dois que o acompanham na posição, brigaram para estar na copa. Doni merece a convocação, pela titularidade na campanha vitoriosa na Copa América de 2007. Gomes já havia sito testado por Dunga, mas, não teve sequência. No entanto, as boas atuações no Tottenham da Inglaterra garantiram a vaga do ex-jogador do Cruzeiro.
Na zaga, poucas surpresas. Lúcio e Juan são nomes certos forma uma boa defesa titular. Luisão venceu a desconfiança e, juntamente com as boas atuações como capitão do Benfica, garantiu a vaga. Thiago Silva, o mais jovem dessa defesa, se firmou como titular na zaga do Milan, e mereceu a convocação.
A lateral direita, era, talvez, o ponto de certeza nessa convocação. Maicon e Daniel Alves são os melhores laterais do mundo. Na lateral esquerda, a dúvida era freqüente. Vários nomes eram citados, mas o treinador escolheu o polivalente Michel Bastos e o experiente Gilberto, antes preterido pelo próprio Dunga.
Os volantes titulares todo mundo já sabia. Felipe Melo e Gilberto Silva eram nomes garantidos. Josué pela confiança e Ramires pelo ótimo futebol mostrado, principalmente na Copa das Confederações, garantiram as duas vagas na posição.
No meio campo, o que era temido por alguns torcedores aconteceu. Além de Kaká e Júlio Baptista, que realmente tem características ofensivas, o treinador optou por Kleberson e Elano, que também podem ser usados como volantes.
No ataque, talvez a grande surpresa da convocação. Robinho, Luís Fabiano e Nilmar eram nomes certos, mas ficava a dúvida com relação ao quarto nome. O Nosso treinador deixou, merecidamente Adriano de fora. Para o seu lugar, pasmem, Dunga chamou Grafite. O ex-atacante do São Paulo, e que tinha o seu nome ligado ao presidente da FAF, Gustavo Feijó, teve um crescimento considerável no Wolfsburg da Alemanha, chegando a ser artilheiro do campeonato.
Jogadores como Adriano, Ronaldinho Gaúcho, Ganso e Neymar ficaram de fora. Possibilidades, como Roberto Carlos, André Santos, entre outros, estão descartados por hora. Fica ainda, uma expectativa para os 7 nomes, que compõem os possíveis substitutos desses 23, em caso de contusão.
Alegria de uns, tristeza de outros. A convocação nunca vai atingir um nível de aceitação de 100%. Resta-nos, torcer pela seleção brasileira, que desta forma que vai à copa, conseguiu conquistar as eliminatória antecipadamente, a Copa América e Copa das Confederações.
“Vamos todos juntos, pra frente Brasil!”
Vale a pena torcer!
Paulo Chancey Junior
CONTATO: blogdochanceyjr@gmail.com