Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Crise PSOL: Comissão de Ética esteve em AL

Sem fazer alarde, os integrantes da Comissão de Ética do PSOL estiveram em Alagoas para ouvir os envolvidos na “crise” que assola o partido no Estado e que tem como principal protagonista o vereador Ricardo Barbosa. O edil já se encontra afastado da sigla por decisão do diretório municipal.

Vale ressaltar que a Comissão de Ética foi solicitada pelo próprio Ricardo Barbosa e tinha como foco averiguar um documento que aponta questões envolvendo as eleições de 2010. A carta – subscrita por 100 filiados, dos quais 90 pediram desfiliação – expôs para a sociedade uma crise interna que vivenciou o partido por conta da filiação do Padre Eraldo, dentre outros problemas relativos ao processo eleitoral, como um suposto apoio de setores ligados ao PMDB.

Mas, o fato é que Ricardo Barbosa também passou a ser questionado quanto às condutas como vereador pelo partido, o que inclui o recebimento das verbas indenizatórias pagas pela Câmara Municipal de Maceió, além do voto em Galba Novaes (PRB) para a presidência da Casa de Mário Guimarães.

Este blogueiro conversou com uma das integrantes da Comissão de Ética. Ana Cristina Machado confirmou a passagem por Alagoas de três dos sete membros da Comissão, incluindo ela. De acordo com Machado, foram ouvidos o presidente municipal do partido, Alexandre Fleming e o presidente estadual do PSOL em Alagoas, Mário Agra.

A Comissão – conforme Machado – tentou “por diversas vezes” (palavras dela!) ouvir o vereador Ricardo Barbosa. “Nós ligamos para ele, que não atendeu. Mas falamos com um de seus assessores no celular dele (do vereador). Tentamos ouvi-lo no sábado e no domingo, aqui na sede do PSOL de Alagoas, ou em outro local que ele quisesse, mas a resposta que recebemos é de que ele não poderia vir ao encontro da Comissão, que foi solicitada pelo próprio vereador Ricardo Barbosa”.

De acordo com Machado, além dos depoimentos ouvidos, que fazem parte da acusação a Ricardo Barbosa, o interesse da Comissão de Ética seria ouvir o outro lado, composto pelo próprio Barbosa e por Dom Marcos. “Tentamos, mas não conseguimos. Porém, agora, leváramos o caso para os demais integrantes da Comissão, fecharemos uma avaliação e encaminharemos ao Diretório Nacional, para que seja decidido o caso”.

Ana Machado evitou falar em expulsão ou absolvição de Ricardo Barbosa. “A Comissão de Ética – por regimento – não expulsa ninguém. Encaminhamos uma recomendação ao Diretório Nacional, com base no que ouvimos e lá sairá a decisão. Mas, eu não posso adiantar nada”, declarou ainda.

Segundo ela, ainda não há data para que o Diretório Nacional do PSOL se pronuncie com base no trabalho da Comissão de Ética. Porém, conforme apurado por este blogueiro, está cada vez mais próxima a saída de Ricardo Barbosa da sigla. Ana Machado não quis falar sobre o conteúdo dos depoimentos. Este blogueiro tentou contato com o presidente do PSOL, Alexandre Fleming e com Ricardo Barbosa, mas não obteve êxito.

Sobre comentário vetado

Uma leitora que se identifica como Maria Quitéria deixou um comentário com críticas pesadas a respeito de um dos citados neste post. Chamou de oportunista (se fosse só isso, eu teria liberado), mas foi longe demais em adjetivos e insinuações. Por esta razão vetei, como vetei outros com palavrões e acusações descabidas.

Peço desculpas a Maria Quitéria, mas é que tenho por intenção promover o bom debate, das ideias! Espero que a leitora compreenda. Abraços!

Veja Mais

Deixe um comentário