Blog

Repórter 24 Horas

Conta interna utilizada para o reporter 24 horas

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Cuidados ao comprar pela internet

googlegoogle

As compras pela internet já representam um terço de todas as transações entre varejo e consumidores feitas no Brasil. Em 2010, houve um aumento de 40% nas compras on-line em relação a 2009, fechando o ano com R$ 14,8 bilhões em vendas.
As vantagens são inegáveis. Ao comprar pela internet, o consumidor tem mais comodidade, consegue encontrar produtos que não estão disponíveis em sua cidade e – o mais atraente- com preços menores do praticado no comércio local.
Porém, devemos tomar alguns cuidados ao realizar compras eletrônicas. Aqui em Alagoas, no período de um ano, mais de 400 consumidores procuram o Procon para informar que não receberam a mercadoria no prazo determinado, que a mercadoria não chegou em sua residência, que o produto recebido foi diferente do que foi pedido, ou ainda, que estão sendo alvo de algum tipo de cobrança indevida.
O que mais chama a atenção é que sites de grande porte como a Americanas.com, Submarino, Shop time, Compre da China estão tendo uma postura desrespeitosa com os consumidores e não estão dispostos a solucionar os problemas originados com a compra eletrônica. Fato que não fica restrito ao Estado de Alagoas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a justiça proibiu a Americanas.com de realizar novas vendas dentro do Estado por não cumprirem os prazos de entrega dos produtos.
Sendo assim, para se ter uma maior segurança nas compras on line, orientamos:
1) Verificar se a empresa realmente existe. Com o número do CNPJ, é possível fazer uma consulta no site da Receita Federal.
2) Quem for comprar em sites de leilão virtual (tipo mercado livre), por exemplo, deve tomar o cuidado de pesquisar as avaliações de outros consumidores sobre o atendimento prestado.
3) Observar se o site é seguro, se possui o sistema de criptografia, observando se ao acessar o link da página, o endereço começa com https://, e não somente com http://.
4) Evitar comprar em sites que aceitam apenas pagamento por boleto ou depósito em conta bancária. Quanto mais formas de pagamento o site oferecer, maiores são as chances de identificá-lo por se relacionarem com mais instituições.
5) Pesquisar em redes sociais pelo nome da empresa e reparar no número e tipo de reclamações que ela recebe.
6) Desconfiar de preços muito baixos, abaixo da média do mercado.

Arrependimento
As compras pela Internet, assim como as realizadas por telefone e catálogos, são definidas como ‘compra fora do estabelecimento comercial’. Sendo assim, se o produto não corresponder ao que era esperado e o consumidor se arrepender da compra, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor garante o prazo de sete dias para que seja devolvido o produto sem apresentar nenhuma justificativa e o consumidor receber de volta o valor que foi pago.

Veja Mais

Deixe um comentário