Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

De pai para filho

Arquivo pessoalDudu Ronalsa tem apoio do pai, Carlos Ronalsa, na luta por uma vaga na Câmara

Dudu Ronalsa tem apoio do pai, Carlos Ronalsa, na luta por uma vaga na Câmara

Pelo menos três dos atuais 21 vereadores desistiram de disputar um novo mandato na Câmara de Maceió nas eleições de outubro deste ano e resolveram passar o bastão aos filhos. O presidente da Câmara, Galba Novaes Júnior (PRB) e os vereadores Francisco Hollanda (PP) e Carlos Ronalsa (PP) estão fora da disputa eleitoral deste ano.

Galba, por ser candidato a prefeito pelo PRB, apresentou o nome do filho, Galba Novaes Neto, de 27 anos, como candidato pelo PMDB. Chico Hollanda lançou o filho, Francisco Hollanda, de 32 anos, para sucedê-lo na Câmara Municipal, o mesmo que fez Carlos Ronalsa, que desistiu e lançou seu filho, Dudu Ronalsa, de 31 anos, pelo PSDB.

Nas quatro últimas eleições (entre 1996 e 2008) Galba foi eleito em todas. Ronalsa foi eleito em 1996, 2004 e 2008, enquanto Chico Hollanda, foi eleito nas três últimas eleições de forma consecutiva, ele que alternou ainda mandatos de deputado estadual. Agora vão trabalhar firme para fazer dos filhos seus sucessores na Câmara de Maceió.

Disputa em família

Enquanto algumas famílias se arrumam na disputa eleitoral, em outras a divisão parece ser grande, como é o caso da família Fontan, que possui quatro candidatos – pelo menos consta na relação da Justiça eleitoral – a uma vaga na Câmara de Maceió.

Além do ex-vereador e ex-presidente da Casa, Arnaldo Fontan, que tenta recuperar o mandato pelo PRTB, outros três membros da família aparecem na relação: Beto Fontan (PRTB), Aldo Fontan (PR) e o sobrinho deles, ex-prefeito de Paripueira, Henrique Manso, que é candidato a vereador pelo PMDB.

Essa não é a primeira vez que Fontan enfrenta o próprio irmão, no caso Beto, nas urnas. O fato já foi registrado na eleição de 2000. Na família Hollanda também haverá um enfrentamento entre o filho de Chico Hollanda e o tio, o ex-deputado Antonio Hollanda, que é candidato pelo PMDB a uma vaga na Câmara de Maceió.

Neste caso pelo menos nas eleições de 2000, 2004 e 2008, já havia duas candidaturas na família Hollanda; do próprio Chico e do ex-vereador e hoje deputado estadual Dudu Hollanda. Nas urnas os votos foram suficientes para eleger dois membros da família. Resta saber se a mesma fórmula dará resultado positivo na disputa deste ano.

Veja Mais

Deixe um comentário