Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Dos comitês 9840. Quem é o pai?

A movimentação em torno do combate a corrupção eleitoral em Alagoas tem avançado, ao mesmo passo que o discurso da “integração” entre entidades como Ordem dos Advogados do Brasil, secional Alagoas, Ministério Público Estadual, sindicatos e entidades representativas. Entre elas, está o famoso Comitê 9840, que tem como objetivo defender a lei que proíbe a candidatura de políticos como “fichas sujas”.

O Comitê 9840 é um movimento nacional. Em Alagoas, o de Maceió é representado pelo polêmico Antônio Fernando da Silva, que ganhou o apelido de Fernando CPI por conta dos diversos processos que encaminhou denunciando políticos com suspeitas de envolvimento em fraudes.

Sobre o ponto "integração", Fernando CPI tem reclamado aos quatro cantos que estão tentando lhe tirar a criança, ou seja, o Comitê 9840. “Estão querendo ser o pai da criança”, coloca Fernando CPI. Será que o Comitê 9840 e este discurso da corrupção eleitoral, ao invés de objetividade e resultados práticos será só vitrines para vaidosos, ou outros interesses? Será?

Bem, recentemente o Ministério Público Eleitoral incentivou – conforme registro da assessoria de imprensa – a criação do Comitê 9840 na cidade de São Miguel dos Campos. A iniciativa é de se enaltecer. Porém, na hora de juntar forças, há de se ter cuidados para evitar uma “fogueira de vaidades”, principalmente em um assunto tão importante.

O promotor de Justiça Magno Alexandre Moura foi o responsável pela criação de uma campanha educativa na comunidade, com apoio das escolas, igrejas, associações de bairros, etc. Fernando CPI – mesmo polêmico, odiado por alguns, amado por outros – pode contribuir. O MP pode e deve ser um excelente condutor para espalhar esta idéia pelo interior de Alagoas, tendo o Comitê de Maceió como referência e se aliando ao movimento nacional.

Comitês devem ser instalados, como coloca o Ministério Público, nas cidades de Jequiá da Praia, Roteiro e Barra de São Miguel. O pai da criança? Ora, é uma resposta que pouco importa, caso a sociedade ganhe com a união de forças.

No caso de São Miguel dos Campos: o Comitê 9840 de São Miguel é coordenado pelo representante do Movimento Justiça e Cidadania (MJC), Leonel Lopes, e pela professora Paula Cristina dos Santos (vice-ccordenadora). A Coordenação do Comitê, que já está providenciando um e-mail e um blog para facilitar ainda mais a comunicação. As denúncias ao Comitê devem ser feitas pelos telefones: (82) 3271-2020 ou (82) 8806-5541

No caso de Maceió, o Comitê 9840 tem sede no Palácio dos Trabalhadores e – conforme o líder comunitário Fernando CPI – está de braços aberto para todos que puderem acrescentar.

Veja Mais

Deixe um comentário