Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

E o Lula voltou… Em Delmiro Gouveia

Prefeito Luiz Carlos Costa volta ao cargo cinco meses após afastamento pela Justiça eleitoral
Prefeito Luiz Carlos Costa volta ao cargo cinco meses após afastamento pela Justiça eleitoral

E o Lula voltou. Não o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o Luiz Carlos Costa, o Lula Cabelereira, prefeito reeleito de Delmiro Gouveia pelo PMDB nas eleições de outubro do ano passado. Lula Cabeleira havia sido afastado em decisão monocrática do juiz eleitoral de Delmiro Gouveia, José Eduardo Nobre, no dia 11 de abril. A decisão do juiz tirou do cargo o prefeito e a vice, Ziane Costa, que também é sua filha. Desde então, a gestão vinha sendo comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdo Sandes.

Na época do afastamento o juiz eleitoral acatou a ação apresentada pelos advogados do candidato derrotado na disputa, o padre Eraldo Cordeiro. A eleição foi acirrada, Lula foi reeleito com menos de mil votos de vantagem. O adversário alegou abuso de poder político e econômico na campanha do prefeito reeleito. O juiz acatou os argumentos e decidiu por tirar o prefeito do cargo que ocupava pela quarta vez por vontade da maioria dos eleitores de Delmiro. A defesa de Lula recorreu ao TRE e o processe se arrastou por longos cinco meses.

Finalmente nesta quarta-feira, 11, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral por decisão de sua maioria, devolveu o cargo de prefeito e de vice a Lula Cabelereira e sua filha Ziane Costa. O placar foi apertado: 4 a 3 em prol de Lula Cabeleira. O voto decisivo coube à desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento, presidente da corte eleitoral alagoana. Essa foi uma das mais duras eleições que o prefeito enfrentou. Nas duas primeiras vezes em que foi eleito – em 1996 e 2000 – Lula ganhou a eleição com uma folgada vantagem sobre os adversários.

Em 2004, no fim do segundo mandato, apresentou o sobrinho Marcos Costa para sucedê-lo, mas terminou sendo derrotado com a eleição do radialista Marcelo Lima. A gestão de Marcelo Lima foi uma das mais desastrosas da história de Delmiro Gouveia e o então prefeito terminou por ser afastado do cargo. Assumiu o vice-prefeito eleito em 2008, o Cazuza, que posteriormente veio a enfrentar problemas na Justiça. Já na época o vereador Valdo Sandes, presidente da Câmara Municipal, terminou por assumir o posto de prefeito.

A decisão desta quarta do TRE alagoano põe fim à incerteza eleitoral vivida pela população de Delmiro Gouveia. Há aqueles que afirmam que a história de Delmiro Gouveia é uma antes e outra depois de Lula Cabeleira. Se isso é verdade não se sabe, mas que Delmiro é hoje uma das cidades mais progressivas do interior alagoano, isso é uma certeza. E Lula Cabeleira com seu jeito de fazer política tem uma grande participação nesse desenvolvimento, que transformou Delmiro Gouveia na mais importante cidade do Alto Sertão alagoano.
E o Lula voltou…

Veja Mais

Deixe um comentário