Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Eleição de 7 de outubro: 16 ex-prefeitos voltam

A eleição municipal do último domingo, 7 de outubro, marca a volta de vários ex-prefeitos ao poder. Pelo menos 16 deles foram eleitos no domingo a começar por Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, onde a ex-prefeita e atual deputada federal Célia Rocha (PTB) volta para exercer o terceiro mandato a partir de janeiro de 2013. Célia foi prefeita de Arapiraca entre 1997 e 2004, ano em que elegeu Luciano Barbosa como seu sucessor.

A lista dos ex-prefeitos que voltam ao poder a partir de 1º de janeiro de 2013 segue com o também deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB) em Coruripe; Rogério Farias (PSD) na Barra de Santo Antonio; Celso Luiz (PMDB) em Canapi; Marquinhos (PSD) em Matriz do Camaragibe; Juliana Almeida (PMDB) em Mar Vermelho; Márcia Coutinho (PMDB) em Passo do Camaragibe; Audálio Holanda (PSDB) em Chã Preta e Jarbas Omena (PSDB) em Messias.

A lista segue ainda com Carlos Alberto Canuto (PMDB) em Pilar; Ester Damasceno (PMDB) em Olho d’Água das Flores; Jorge Dantas (PSDB) em Pão de Açúcar; Marcius Beltrão (PDT) em Penedo; Manoel Tenório (PSDB) em Quebrangulo; Maxwell Tenório (PSB) em Pindoba e Wladmir Brito (PDT) em Roteiro. No caso deste último um detalhe chama a atenção. Em 2004 ele foi eleito prefeito, tomou posse, mas 55 dias depois renunciou ao cargo.

Brito estava somente há 55 dias no cargo, mas resolveu renunciar sem qualquer razão aparente, mesmo na época circulando versões de que ele teria tomado à decisão por está sendo pressionado pela ex-prefeita Maria Helena Jatobá, de quem tinha sido namorado e que o ajudou em sua eleição. Agora volta ao cargo do qual abriu mão em 25 de fevereiro de 2005 quando na época causou grande surpresa na população roteirense.

Outro resultado das urnas do último domingo, também chama a atenção, como do ex-prefeito Rogério Farias, que derrotou a atual prefeita da Barra de Santo Antonio, Ciçou (PTB) a quem apoiou em 2008 [ela terminou a disputa na terceira colocação atrás do ex-prefeito de São Luiz, João Cordeiro] e de quebra elegeu a filha, Camila Farias (PSC) prefeita de Porto de Pedras derrotando seu antigo aliado, Júnior Boi Lambão (PTB) que também ficou em 3º lugar.

Prefeitos derrotados

E pelo menos 22 dos atuais prefeitos entre os 66 que poderiam disputar um novo mandato na eleição de domingo, 7, saíram derrotados das urnas. Outros 36 conseguiram lograr êxito e oito deles terminaram por não disputar à reeleição, seja por acordos políticos ou por probemas na Justiça eleitoral. Portanto dos 102 município de Alagoas, 66 deles terão novos prefeitos a partir de 1º de janeiro de 2013.

Veja Mais

Deixe um comentário