Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Eleições 2012: disputa promete ser acirrada

Passado o período de convenções, a disputa eleitoral começa agora pra valer a partir desta semana. Os partidos terão agora que correr para registrar seus candidatos na Justiça eleitoral e a partir daí articular a campanha propriamente dita. E a disputa eleitoral promete ser acirrada em alguns municípios alagoanos, a começar pela capital Maceió e cidades como Arapiraca, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, entre outras.

Maceió terá um número recorde de candidatos disputando o cargo hoje ocupado pelo prefeito Cícero Almeida (PP), caso nenhum dos pretendentes desista da disputa, coisa rara nas últimas eleições para prefeito da capital alagoana. Ronaldo Lessa (PDT); Rui Palmeira (PSDB); Rosinha da Adefal (PTdoB); Jeferson Morais (DEM); Galba Novaes (PRB); Alexandre Fleming (PSOL) e Nadja Baía (PPS) oficializaram suas candidaturas a prefeito. O único nome que ficou fora da disputa foi o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB). Só do bloco governistas são três candidatos: Rui, Jeferson e Nadja Baía.

No interior, a disputa em Arapiraca também será mais forte do que na eleição de 2008, quando o atual prefeito Luciano Barbosa (PMDB) praticamente não teve adversários. A deputada federal Célia Rocha (PTB) foi oficializada como candidata do bloco da situação, mas terá pela frente dois candidatos de peso: o ex-deputado Rogério Teófilo (PSDB), candidato oficial do governador Teotonio Vilela e o radialista Alves Correia (PTdoB), um nome conhecido da população justamente por seu trabalho no meio radiofônico arapiraquense.

Já em São Miguel dos Campos, o atual prefeito George Clemente (PSB) terá pela frente um adversário difícil, o ex-prefeito Nivaldo Jatobá (PMDB) que no último momento decidiu entrar na disputa pela prefeitura miguelense. Nivaldo Jatobá foi prefeito por dois mandatos (1997 e 2004) depois elegeu sua sucessora, Rosiane Santos, que em 2011 terminou sendo cassada pela Justiça eleitoral sob a alegação de que mantinha um relacionamento com o ex-prefeito. A luta de Clemente pelo jeito não será fácil tendo Nivaldo Jatobá como adversário.

Em União dos Palmares, o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano (PSDB) é candidato a prefeito do município, cargo que ocupou entre 1977 e 1982. Mano terá como vice o empresário José Clemente – irmão de George Clemente – e o apoio do atual prefeito Areski Freitas. O candidato mais forte contra o ex-governador será o médico Beto Baía (PSD), que em 2008 disputou a prefeitura contra Kil Freitas e perdeu por uma pequena diferença de votos. O vice de Baía é Eduardo Pedrosa, irmão do ex-prefeito José Pedrosa, falecido em 2008.

A disputa eleitoral em Palmeira dos Índios terá três nomes mais competitivos: o atual prefeito James Ribeiro (PSDB) disputará à reeleição formando chapa com o vereador Vicente Targino (PRP); o ex-prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa (PTB) – que tem sua candidatura ameaçada por conta de problemas na Justiça – e a deputada estadual Patrícia Sampaio (PT) com o advogado e jornalista Wladimir Barros (PCdoB) de vice. James tem um desgaste deste 1º mandato, mas é muito forte ainda junto ao eleitorado. Patrícia e Petrúcio podem surpreender na disputa.

Outras disputas fortes podem acontecer em Penedo e Rio Largo. Em Penedo, o ex-prefeito Marcius Beltrão (PDT) formou dobradinha com o engenheiro Ronaldo Lopes (PMDB) para tentar voltar ao cargo que perdeu em 2008 para Alexandre Toledo (PSDB), hoje secretário de Saúde do Estado e que renunciou ao cargo em 2010. O atual prefeito, Israel Saldanha (DEM) é candidato à reeleição formando chapa com a vereadora Ivana Toledo, esposa de Alexandre e filiada ao PSDB. Marcius é apontado hoje nas pesquisas como favorito.

Rio Largo tem uma situação mais complexa. O prefeito eleito em 2008, Toninho Lins (PSB) foi afastado do cargo pela Justiça após denúncias de improbidade administrativa, que resultaram em sua prisão e de vereadores durante quase um mês. Toninho é candidato à reeleição e terá como adversários na disputa sua vice-prefeita Fátima Lins (PSD) – hoje no exercício do cargo por decisão judicial – e o advogado Marcos Vieira (DEM), que foi vice-prefeito na gestão de Vânia Paiva (2005-2008). Apesar dos problemas na Justiça, Toninho é candidato em outubro.

Caberá aos eleitores destas cidades analisarem bem propostas e programas que representam o que é melhor para a sociedade e votarem em pessoas comprometidas com o desenvolvimento integrado, que resultem em crescimento econômico, melhorias em indicadores sociais e principalmente respeito à coisa pública, para evitar novos casos de corrupção e operações policiais que parecem mais de combate ao crime organizado e grandes máfias existentes pelo mundo afora. A palavra final será sempre do eleitor.

Veja Mais

Deixe um comentário