Usuário Legado
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Apesar das enchentes em Alagoas e Pernambuco, na região do Vale do Mundaú e do Paraíba, a safra de cana de açúcar não deve sofrer prejuízos, pelo menos esta é a previsão do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool. A produção deve aumentar 10%.
Na região atingida, pelos dados dos representantes dos usineiros, a queda na produtividade será entre 6% e 10%, mas a área plantada é muito maior, cobrindo possíveis prejuízos.
A previsão inicial da moagem na safra 2010-2011 é de 26 milhões de toneladas de cana, 2 milhões a mais que a safra anterior – 24 milhões. Serão cerca de 700 milhões de litros de álcool.
Pelos dados dos usineiros, três usinas foram afetadas nos dois estados. Mesmo assim, os usineiros de Pernambuco e Alagoas se juntaram para defender, nos bancos e com a bancada federal, concessão de linhas de crédito para a recuperação do que foi destruído, com taxa especial de juros, prazos de carência e de pagamento mais elásticos.
A tendência de crescimento na safra é registrada mesmo em momentos mais tensos na economia, como na década de 90, com a falência da máquina pública alagoana e o fim de incentivos federais, como o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA).