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Exame aponta Arapiraca em 7º no poder de consumo

Revista Exame aponta Arapiraca em sétimo no poder de consumo
Revista Exame aponta Arapiraca em sétimo no poder de consumo

Uma pesquisa da empresa de consultoria norte-americana MCKinsey, encomendada pela revista Exame, aponta o município de Arapiraca como o sétimo no País com o maior poder de consumo, entre 100 cidades que integram regiões metropolitanas brasileiras.

A matéria com o levantamento completo, que ainda contou com dados da empresa de geomarketing Escopo, foi publicada pela Exame desta semana.

De acordo com a pesquisa, que está editada na página 41, levou em conta as cidades de regiões metropolitanas com mais de 100 mil habitantes. O levantamento faz uma projeção de vendas até o ano de 2020.

Segunda maior cidade de Alagoas, com uma população de 214 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 2 bilhões, Arapiraca volta mais uma vez a figurar com destaque positivo na mídia nacional.

Para o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), o desempenho do município é resultado do crescimento econômico observado nos últimos anos. “Temos investido em infraestrutura e obras sociais e econômicas que vêm atraindo o aumento da credibilidade dos investidores, com a abertura de novas empresas, a exemplo de lojas de vários segmentos, a exemplo também do shopping center, entre outros empreendimentos”, destaca o prefeito.

Previsões

Em 2010, o consumo do Brasil foi de R$ 2,2 trilhões, em 2020 a previsão é superior a 50% atingindo R$ 3,5 trilhões. Em 2010 o PIB per capita brasileiro era de R$ 19 mil. Em 2020 a previsão é de R$ 26,1 mil.

Percentualmente a previsão é que entre 2010 e 2010, os estados onde mais crescerá o consumo são os da Região Nordeste: Pernambuco; Alagoas; Piauí; Paraíba; Maranhão e Ceará.
O estudo também usou cruzamento de dados de renda, população e de informações sobre vendas de categorias de produtos e identificou o comportamento de consumo das cidades com mais de 100 mil habitantes.
Baseado neste tipo de informação que os executivos das grandes redes de varejos avaliam a possibilidade de montar seus estabelecimentos. Neste sentido, o interior do país, é cada vez mais um atrativo para suprir o mercado de consumo.

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