Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Fernando Toledo deve ser reconduzido

A Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, na tentativa de fazer “o remendo do soneto” escrito com a pior crise política, ética e moral de sua história, chega a sua quinta eleição para a Mesa Diretora somente nesta legislatura. Desta vez, o que está em jogo é o cargo de presidente da Casa de Tavares Bastos.

A cadeira que sempre foi tão disputada virou motivos para esquivas. A oposição alega não ter correlação de forças. O bloco dos independentes é formado em sua maioria por suplentes de deputados estaduais, sob os quais sempre paira a suspeita da perda do mandato, devido o retorno dos “taturanas”. Já o bloco governista, silencia quando o assunto é o ex-presidente (ao menos deste biênio) Antônio Albuquerque (sem partido).

Destituído, Albuquerque viajou com a família e tenta organizar os pensamentos para uma entrevista coletiva nesta semana, que ele mesmo prometeu. Há quem aposte que AA não vai cumprir a promessa de falar demais, porque teve tempo para “pensar demais no que vai dizer”. Alguns políticos o apontam como um homem “intempestivo” e “vaidoso” e isto às vezes cobre sua reconhecida inteligência e capacidade de articulação política. Tanto que difícil foi tirar AA da cadeira de presidente.

Mas, a Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas busca agora retomar o cotidiano, soprar a crise para longe e dar ares de independência a Casa de Tavares Bastos. O primeiro passo: um nome de consenso para a presidência do parlamento alagoano. Ao que tudo indica será Fernando Toledo (PSDB). O mesmo que já foi acusado tantas vezes de ser “teleguiado” por Antônio Albuquerque e rebateu as acusações de forma veemente se firmando “independente”.

Fernando Toledo compõe o bloco dos governistas. As eleições devem ocorrer no dia 23 de setembro. Até ontem, ninguém havia se escrito para concorrer ao cargo. Sobre nomes possíveis: assunto que ninguém fala. Porém, muitos parlamentares destacam o consenso que anda se fechando em torno do deputado estadual Fernando Toledo, que é presidente interino.

Albuquerque tentará ainda segurar seu segundo biênio? Bem, nos bastidores, os deputados se articulam para derrubá-lo mais uma vez. Enquanto isto, Fernando Toledo aponta como o principal nome para comandar o Legislativo até o dia 31 de janeiro.

Veja Mais

Deixe um comentário