Luis Vilar
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Do encontro da bancada federal de Alagoas com o ministro de Minas e Energias, Edson Lobão, dá para se tirar a conclusão de que o Governo Federal abandonou a Eletrobras Alagoas – ao menos é isto que está nas entrelinhas da entrevista do deputado federal Rui Palmeira (PSDB – ao assumir que os investimentos para a melhoria de serviços são tão altos que passam a não fazer parte dos interesses e prioridades do ministério do governo de Dilma Rousseff (PT).
Em outras palavras, a Eletrobras Alagoas é um problema assumido, constatado e comprovado não apenas pelos alagoanos que sofrem com as constantes faltas de energia elétrica, mas pelo próprio ministério responsável pelo setor. Entretanto, na hora de apresentar uma solução para o problema, o Governo Federal – na pessoa de Edson Lobão – simplesmente “lavou as mãos”.
Não há o que fazer, manda avisar o ministro por meio dos deputados federais alagoanos. Dentre eles, apenas Rui Palmeira se manifestou sobre o conteúdo do encontro com Lobão, informando logo de cara, que os parlamentares da Terra dos Marechais foram bem recebidos, “mas que as notícias não são nada boas”.
Rui Palmeira fala: “o investimento na Eletrobras Alagoas seria de um volume tão grande, que o Governo Federal não tem condições; não tem interesse em fazer”. Isso é desculpa que se dê ministro? É no mínimo irresponsável por parte do Governo Federal em uma questão tão séria e que afeta a vida de milhares de pessoas.
O deputado tucano ainda vai além diante do pessimismo que foi a tônica do encontro. “Lamentavelmente não temos perspectiva, sobretudo em curto prazo, de melhora no fornecimento de energia em Alagoas, que é um dos piores do país, onde falta energia todo dia, seja na capital ou no Agreste”. Se depender do Governo Federal a solução não vem e se tiver é para depois do 2013 (previsão da própria Eletrobras local). O ministro Lobão praticamente fechou a tampa do caixão e disse para Alagoas – com palavras mais eufêmicas, é claro – “se vierem!”.
Lobão talvez veja investimentos na Eletrobras Alagoas como prejuízos, trazendo para dentro do Governo Federal a lógica da iniciativa privada. Logo no governo do PT e com um ministro que é do PMDB. É, a união perfeita para o discurso já esperado! Edson Lobão avisa, conforme Rui Palmeira, que – em sua opinião pessoal – deveria privatizar a Eletrobras Alagoas e ponto final! Isto só não foi feito ainda porque o Governo Federal não concorda.
Para Rui Palmeira, restou o protesto: “Alagoas precisa de alternativa, seja ela qual for”. Mas, se depender da Eletrobras Alagoas, nem luz no fim do túnel. Afinal, falta energia…