Neste de Halloween, resolvi trazer uma postagem diferente. A comemoração que envolve muito misticismo para alguns povos, é a data que antecede o Dia de Todos os Santos e em seguida, dos Fieis Defuntos. Com esse mistério no ar, também surgem os Oráculos, meios pelos quais as pessoas tentam saber de acontecimentos, pode ser através...
Neste de Halloween, resolvi trazer uma postagem diferente. A comemoração que envolve muito misticismo para alguns povos, é a data que antecede o Dia de Todos os Santos e em seguida, dos Fieis Defuntos. Com esse mistério no ar, também surgem os Oráculos, meios pelos quais as pessoas tentam saber de acontecimentos, pode ser através das runas, búzios, cartas, etc.
José Fernando Martins é jornalista e ilustrador, e para lembrar da data, formou um baralho cigano inspirado no Dia das Bruxas. “Eu adoro filmes de terror aproveitei para fazer um Baralho Cigano, mas com os símbolos inspirados no gênero fantástico. Coloquei em cada lâmina personagens como zumbis, fantasmas, alienígenas, demônios, e é claro, bruxas”, disse.
Ele lembra, que embora muitos não gostem, a data foi incorporada a cultura brasileira. ” No dia 31 de outubro, no Brasil, é comemorado o Dia do Saci. Nada mais justo lembrar-se desse ser mitológico brasileiro. Até tentei encaixa-lo no Baralho, mas não consegui. A maioria de nossas festas foi importada de outras culturas, o Halloween é só mais uma. O que não podemos é deixar nosso folclore morrer e isso tem que ser trabalhado diariamente”.
O jovem ilustrador disse que sempre foi fascinado pela cartomancia, mas só começou a pratica-la em 2013. “Não é necessário ser vidente ou ligado a alguma religião para ler cartas. Basta gostar de estudar e desvendar símbolos. Estudo o Petit Lenormand, aqui no Brasil conhecido como Baralho Cigano, por ser um oráculo direto e dinâmico. De lá para cá, criei um canal no Youtube, uma página no Facebook e também faço moderações de grupo sobre cartomancia”.
Entre as cartas que ele ilustrou, quatro são as suas favoritas: Árvore, Cegonha, Cão e a Aliança.