Luis Vilar
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
A oposição ao governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), parece ter mais fotos, que fatos. Toda vez que o chapão parece fraquejar, ou surgem dúvidas, boatos ou conjecturas de bastidores, lá estão todos reunidos – mais uma vez – como uma “Liga de Super-amigos” e seus poderes biônicos pelo bem de Alagoas.
Se há projetos, estes ficam no discurso evasivo das desistências de interesses pessoais em nome do bem comum. Do outro, no Palácio República dos Palmares, a resposta aos fatos e às fotos é o completo silêncio. “Não há nada a dizer”, colocou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), na manhã desta sexta-feira, 12, ao ser indagado sobre a mais recente aparição da “liga”.
Assim, o chapão se reúne toda vez para relançar uma candidatura. Ronaldo Lessa (PDT) – por exemplo – já foi anunciado como candidato “consolidado” três vezes. Mesmo assim, nas duas primeiras, as dúvidas continuaram. Estas dizem respeito a real posição do senador Renan Calheiros (PMDB), visto por muitos como um “agente duplo” dentro do chapão da oposição; mas as dúvidas pairam ainda sobre o destino político do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) e sobre um possível vice no chapão, que seria indicado pelo PP ou pelo PTB.
O grupo político, que parece uma sopa de letrinhas devido a quantidade de partidos inseridos na árdua “labuta” para consolidar a oposição – estranham alguns palacianos- sempre precisam de uma foto bem estampada em jornais. Primeira página se possível! Mesmo assim, as fotos não constroem fatos de sólidas certezas. As pulgas permanecem atrás das orelhas a sussurrar. Ronaldo Lessa jura de pé junto que “em qualquer hipótese o chapão está junto” e seria fato inesperado uma candidatura de Cícero Almeida, ou, nas palavras de Lessa, “um problema a ser lidado com a frente”.
Todo este samba desafinado só acontece – entretanto – por conta da disputa pelo Senado Federal. Eis o entrave, que já foi tão batido pela imprensa local e nacional. Depois do Carnaval, virão novas fotos. Resta saber o que trarão como fatos! Será o nome de um vice? Oriundo do PP? Eis o que se aposta…Mas, pode ser o anuncio de mais um que desistiu do Senado; e aí fica claro quem é o maestro da orquestra…