Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Lira cobra DNOCS e apoio do Exército contra a seca

Agência SenadoBenedito de Lira cobra DNOCS e apoio do Exército para convivência com a seca

Benedito de Lira cobra DNOCS e apoio do Exército para convivência com a seca

O senador Benedito de Lira (PP-AL) subiu à tribuna na quinta-feira, 4, para pedir apoio do governo federal para ações de socorro aos produtores de leite de Alagoas. “A situação é crítica, Alagoas que tinha uma das maiores bacias leiteiras do Nordeste perdeu 72% da produção por causa da estiagem. O rebanho está sendo dizimado, não tem água, não tem palma. Continuo defendendo que, enquanto não tivermos projeto de Estado ou de governo comprometido com o semiárido, vamos ter sempre essas tragédias. O governo vai desembolsar todos os anos bilhões de reais e nunca teremos estabilidade na convivência com o sertanejo com a seca”, disse.

A cobrança ocorreu logo após a audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) que debateu a crise na cadeia produtiva do leite no país. Na oportunidade, o senador recebeu reivindicações específicas de produtores de Alagoas e Pernambuco. Estavam presentes os presidentes da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Arruda Filho, e da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Lima Queiroz Monteiro, além de representantes do Sebrae e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário do estado.

Também presidente da CRA, Benedito de Lira, defende a reativação de barragens, a abertura de linhas de crédito para recompor as plantações de palma e a extensão dos benefícios concedidos à agricultura familiar para pequenos e médios produtores como ações emergenciais. “Não é apenas o agricultor familiar que precisa de recursos, mas o pequeno e médio. É preciso o tratamento igualitário neste momento para propiciar a recuperação de toda a cadeia. Está ruim para todo mundo”, avaliou.

Ele cobrou uma ação mais efetiva do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Não sei os motivos para o desaparecimento do DNOCS. O pouco de água que resta é resquício das obras deste órgão. A Sudene também tem que entrar nesta tarefa porque foi criada para o desenvolvimento regional, mas não atua. E a Codevasf tem que agir para fazer pequenos projetos de irrigação para produzir forrageiras que atendam a rebanho”, ressaltou.

Outra iniciativa que pode auxiliar na abertura e melhoria de barragens, sugerida pelo senador, é o trabalho do departamento de Engenharia do Exército que tem mão de obra e máquinas para esta tarefa para acumular água quando chover. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) demonstrou apoio a Benedito de Lira. “Juntos temos que chamar a atenção para a gravidade da crise enfrentada no semiárido. A situação que o Nordeste vive é gravíssima. A economia está desestruturada por completa. Os nordestinos estão à mercê e não podemos viver apenas do Bolsa Família. Não estamos contra este ou aquele governo, mas defendendo os interesses dessa população”, completou.

Veja Mais

Deixe um comentário