Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Mano volta a disputar prefeitura de União

Mano volta a disputar prefeitura de União após seu primeiro mandato em 1976
Mano volta a disputar prefeitura de União após seu primeiro mandato em 1976

Trinta e seis anos depois de ter sido eleito prefeito em União dos Palmares, o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano, volta a disputar o cargo nas eleições de outubro deste ano. Em 1976, Mano se elegeu prefeito formando chapa com o saudoso Benedito Correia de Lima, o Biu da Barra, período em que administrou o município entre 1997 e 1982. No mesmo ano, Mano deixou o cargo para disputar seu primeiro mandato de deputado estadual.

Em 1986, foi reeleito deputado estadual. Na época Mano disputava com o também ex-prefeito e ex-deputado estadual Afrânio Vergetti a hegemonia política em União dos Palmares. Eram adversários ferrenhos, mas havia respeito mútuo entre eles. Afrânio foi prefeito de União por três vezes (1973-1977; 1997-2000; 2001-2002) e se elegeu deputado em 1978, 1982 e 1986. Mano teve somente um mandato em União como prefeito, foi candidato na eleição de 1988, mas perdeu a disputa para Iran Menezes, na época apoiado pelo então governador Fernando Collor, que tornou-se um ferrenho adversário do ex-governador.

Na eleição de 1990, Mano tentou ser candidato ao governo de Alagoas, mas foi preterido pelo então grupo política ao qual pertencia em detrimento da candidatura do então deputado federal Geraldo Bulhões, que acabou eleito disputando contra o também deputado federal Renan Calheiros. Na eleição de 1994, Mano foi eleito vice-governador na chapa de Divaldo Suruagy, que em julho de 1997 renunciou ao cargo por conta de problemas administrativos.

Assim, Mano tornou-se governador e cumpriu o mandato até dezembro de 1998. Agora após 14 anos fora da política e 36 anos após ter sido eleito prefeito de União dos Palmares, volta a disputar um mandato contando com apoio do atual prefeito Areski Freitas, o Kil. Filiado ao PSDB, do governador Teotonio Vilela Filho, o ex-governador terá a proeza de contar em seu palanque com a presença também do senador Renan Calheiros (PMDB). Téo e Renan estão em campos opostos no momento atual na política alagoana.

Formando chapa com o empresário Zé Clemente, que atua no ramo da venda de bebidas, o ex-governador – que completa 68 anos em 8 de dezembro próximo – acredita que ainda poderá contribuir com o desenvolvimento de União dos Palmares, um município de porte grande, mas que tem uma receita aquém de suas necessidades. A campanha ainda não começou oficialmente, mas por ser um homem determinado em suas ações, o ex-governador garante ter fôlego suficiente para enfrenta-la até o final.

E caberá ao eleitor palmarino decidir quem é o melhor nome para administrar o município nos próximos quatro anos, avaliando os nomes postos na disputa.

Veja Mais

Deixe um comentário