Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
O deputado federal Marx Beltrão (PMDB) acompanhou nesta segunda-feira (4) o relator da Comissão do Pacto Federativo e deputado federal André Moura (PSC/SE), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O parlamentar intermediou a vinda do relator a Maceió para discutir com os prefeitos alagoanos mais autonomia com revisão do Pacto Federativo.
De acordo com Marx Beltrão, o desejo dos prefeitos é um só, que o Pacto Federativo estabeleça destinação igualitária, já que há desigualdade entre um estado e outro. “A concentração de recursos na União e as diferenças regionais de distribuição distanciam o Brasil do conceito de país federado, pois temos que acabar com a cultura de que prefeitos e governadores tem que viver pedindo constantemente ajuda ao governo federal, sobretudo os Estados do Nordeste”, ponderou.
Conforme informações do relator André Moura, a desigualdade na repartição é a seguinte: 66% vão para a União; 22%, para os estados; e 12% aos municípios.
Beltrão completou que é preciso seguir em frente nas reivindicações e conquistar melhorias para os munícipes. Os gestores precisam vencer desafios para atender às demandas da população. “A responsabilidade dos prefeitos só aumenta. Já fui prefeito por dois mandatos do município de Coruripe, litoral sul de Alagoas e sei o quanto os municípios sofrem para arcar com os compromissos”, concluiu.