Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Mídia nacional destaca medidas de Renan no Senado

As recentes medidas de contenção de despesa anunciadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) ganharam destaque em grandes veículos da mídia nacional. Eleito em 1º de fevereiro para presidir o Senado e consequentemente o Congresso Nacional pela terceira vez, Renan tem ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também do PMDB-RN, definido medidas para reduzir o tamanho das duas Casas Legislativas.

Ao todo, as medidas anunciadas poderão gerar uma economia de R$ 262 milhões a cada ano somente no Senado. Jornais como o Globo (RJ); Zero Hora (RS); Estado de São Paulo (SP); Correio Braziliense (DF), entre outros grandes veículos de comunicação do País, deram destaque em editoriais e reportagens aos recentes anúncios feitos pelo presidente do Senado para cortar custos e tornar mais transparentes as ações da principal Casa Legislativa brasileira.

Renan foi ainda um dos principais destaques no programa nacional do PMDB levado ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão. Nele, o presidente do Senado, constantemente atacado na internet por organizações de dúbia credibilidade, defendeu mais uma vez a liberdade de expressão nas redes sociais. “Nada é maior do que a minha vontade de acertar. Para a democracia mais democracia, para as redes sociais mais liberdade”, afirmou Renan.

O Globo, no editorial “Evitar a italianização da política” elogiou o anúncio das medidas do presidente Renan em resgate do Legislativo, destacando entre outras coisas o fim do 14º e 15º salários pagos a parlamentares, a reforma administrativa no Senado, bem como ressalta que são medidas para aproximar o Congresso cada vez mais da sociedade, para que seja respeitado e que venha a evitar situações como a da Itália, que vive uma situação de anarquia política.

Sob o título “Primeiros passos de longa caminhada” o Correio Braziliense, elogia as medidas de corte de gastos anunciadas por Renan. “Decisões recentes do Congresso dão mostra de que os líderes se deram conta do risco que representa a demonização do Legislativo. Nenhuma corrente, vale lembrar, é mais forte que seu elo mais fraco. O Congresso, um dos três pilares da democracia, precisa ter a higidez do Executivo e do Judiciário”, diz o editorial.

O Zero Hora, de Porto Alegre, também por meio de editorial, avalia como acertadas as medidas de Renan em resposta a pressão da sociedade, para reduzir o tamanho do Senado e aproximá-lo ainda mais da sociedade brasileira. Mesmo contestado por um movimento que colheu assinaturas na internet para tentar pressioná-lo a deixar a cadeira de presidente do Senado, Renan tem dado mostras que está disposto a ‘acertar mais e errar menos’.

A prova maior é de que suas ações à frente da presidência da Casa ao invés de contestadas ganharam apoio da grande imprensa nacional, o que não é muito comum em alguns casos. Renan tem a experiência necessária para entender o que precisa ser feito visando tornar o Senado e por consequência o Congresso Nacional na ‘caixa de ressonância’ da sociedade. Desde seu tempo de estudante, Renan sempre foi um ‘democrata’ e isso nele não vai mudar.

Veja Mais

Deixe um comentário