Bispo Filho
Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Foto Rafael Zart
Secretário Quirino Cordeiro Júnior levantou as principais medidas adotadas pelo governo federal para auxiliar na prevenção e no tratamento de usuários de drogas.
Brasília – A estrutura e as ações do Ministério da Cidadania foram apresentadas pelo secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, na tarde desta terça-feira (11) durante o Seminário Intersetorial de Políticas Sobre Drogas, em Brasília (DF). O painel Temas estratégicos na redução da demanda de drogas contou ainda com a participação do senador Styvenson Valentim Mendes e a mediação do presidente da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas (Confenact), Adalberto Calmon.
Foto Rafael Zart
O secretário Quirino Cordeiro Júnior destacou as propostas do Ministério da Cidadania no enfrentamento às drogas. Ele enfatizou a ampliação do número de vagas para tratamento gratuito de dependentes químicos em comunidades terapêuticas, que passou de 6.609 mil para 10.883 mil, ao custo de R$ 153,7 milhões por ano. “As medidas são parte da nova estratégia da Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), visando à proteção da vida e da saúde com foco em prevenção, cuidados, tratamento e reinserção social de pessoas com dependência química.”
Outras ações de fortalecimento apresentadas foram o Cadastro Nacional para Credenciamento das Comunidades Terapêuticas, o Roteiro de Fiscalização das entidades, a capacitação de profissionais que atuam nas comunidades terapêuticas, o Selo de Qualidade para Cursos Externos de Capacitação, e o curso EaD de Capacitação de Monitores e Profissionais das Comunidades Terapêuticas (Compacta), por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para mais de 2 mil profissionais. “Estamos chegando, de fato, às pessoas que precisam de tratamento, mas queremos ampliar o cuidado”, garantiu o secretário.
O Ministério da Cidadania e a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas firmaram uma parceria para apresentar um caminho de trabalho e oportunidades às pessoas com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas por meio de adesão ao Plano Progredir. O objetivo é oferecer acesso a vagas de emprego e a mais de 200 cursos de capacitação técnica.
Normas – O secretário Quirino Cordeiro Júnior falou ainda das normativas que sustentam as ações do governo federal. A nova Política Nacional sobre Drogas, lançada em abril pelo governo federal por meio de um decreto presidencial, e a lei que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas (Sisnad), sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, preveem medidas como a internação involuntária de usuários de drogas, o reforço do trabalho executado pelas comunidades terapêuticas e a ampliação da pena imposta a traficantes.
O senador Styvenson Valentim Mendes descreveu o desafio de ser relator do projeto de lei. Já o presidente da Confenact, Adalberto Calmon, frisou os avanços recentes proporcionados pelas novas linhas de ação, pelo aprimoramento e pelas responsabilidades e cooperações técnicas proporcionadas pelas novas normas. “A participação das instituições e da sociedade civil foi fundamental. É uma alegria acompanhar o trabalho e uma responsabilidade muito grande ajudarmos na execução, oferecendo serviços de qualidade. ”
Foto Rafael Zart
Encontro – O Seminário Intersetorial de Prevenção, Conscientização e Combate às Drogas aborda temas como a Nova Política Nacional sobre Drogas, o papel da família no tratamento de dependentes químicos, a violência doméstica, e os programas de prevenção ao uso de drogas, entre outros.
O evento é realizado em parceria com os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Defesa, Infraestrutura, Educação, Saúde e Mulher, Família e Direitos Humanos.
*Por Diego Queijo
Ascom Ministério da Cidadania