Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

MP-AL aperta o cerco contra maus gestores

O Ministério Público estadual tem tido uma atuação decisiva no combate a corrupção em Alagoas. Um levantamento feito pelo Grupo de Trabalho de Combate à Improbidade Administrativa e pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do MPE, divulgado na semana passada, aponta que, apenas nos últimos cinco anos, foram propostas 211 ações civis por ato de improbidade administrativa contra deputados estaduais, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, servidores, ex-funcionários públicos e empresários.
Somados os números das ações de responsabilidade por improbidade administrativa nos últimos 13 anos, o total chega a quase 250, contra 55 prefeituras. Desse total, 27 tiveram o trânsito em julgado e houve 25 condenações. E, em paralelo as ações civis públicas, o Gecoc também vem trabalhando para apontar acusações em desfavor dos maus gestores públicos. Entre abril de 2012 e novembro deste ano, foram ofertadas 14 denúncias contra gestores que teriam participado de fraudes que somam desvios de mais de R$ 30 milhões.

Feito um cometa

E a passagem da prefeita Geralda Ferro (PSD) no cargo em Estrela de Alagoas não durou mais do que uma semana. No último dia 4 deste mês, a juíza da 10ª zona eleitoral, Isabelle Coutinho cassou o mandato do prefeito Arlindo Garrote (PP) e determinou a posse da 2ª colocada no pleito de 2012 [Geralda Ferro], no cargo. A defesa do prefeito recorreu ao TRE-AL e em decisão monocrática o desembargador Alexandre Lenine devolveu o mandato a Garrote.

Renan com Dilma

Depois de cumprir agenda durante o final de semana em Alagoas, O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), vai se encontrar no final da tarde desta segunda-feira (16) com a presidente Dilma Rousseff no Planalto. Dilma e Renan vão tratar dos investimentos federais em Alagoas em vários setores, especialmente na infraestrutura. Um dos pontos da pauta é a duplicação da AL-101 Norte, obra necessária para o turismo da região.

Contas em dia

O prefeito de Murici, Remi Calheiros (PMDB) tem dado exemplo de administração. Além de manter as contas da prefeitura em ordem, Remi tem priorizado o pagamento dos servidores públicos e na sexta, dia 13, completou o pagamento do 13º, além de anunciar para o dia 28 a quitação da folha de dezembro. Mérito para o trabalho de organização feito pelo secretário de Finanças, Ediberto Omena. Em Murici, o 13º é pago no mês de aniversário do servidor.

Medicina em Penedo

O prefeito Marcius Beltrão (PDT) quer levar para Penedo uma faculdade de Medicina. Sabe-se, porém que um grupo está comprando um terreno de 62 mil metros para essa faculdade na cidade de Penedo. Na semana passada, Marcius Beltrão ao lado do senador Renan Calheiros, presidente do Senado, teve uma audiência com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, onde pediu a instalação de uma Faculdade de Medicina na região sul de Alagoas.

Vaga no TRT-AL

Será a presidente Dilma Rousseff quem vai decidir sobre a escolha do novo desembargador para o Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT-AL). A lista tríplice já foi formada com os advogados Marcelo Vieira teve cinco votos, Marialba Braga e Lula Rezende, quatro votos. A surpresa é que o presidente TRT desembargador Severino Rodrigues decidiu não votar. Votaram cinco desembargadores. A lista será encaminhada para decisão da presidente.

Veja Mais

Deixe um comentário