Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

No sertão de Alagoas, Dilma enche a bola de Renan

Agência BrasilDilma em discurso fez elogios a atuação do senador Renan por Alagoas

Dilma em discurso fez elogios a atuação do senador Renan por Alagoas

Ao passar pelo povoado Alto dos Coelho, na zona rural do município de Água Branca, no Alto Sertão de Alagoas, a presidente Dilma Rousseff (PT) encheu a bola do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Dilma disse em alto e bom som para todos os que se faziam presentes – e olhe que não era pouca gente – na solenidade de inauguração do primeiro trecho de 65 km do Canal do Sertão, que Renan era um dos principais responsáveis pela obra, por lhe cobrar sistematicamente investimentos na construção do canal.

E a presidente da República foi mais longe ainda ao afirmar diante do governador tucano Teotonio Vilela Filho, dos senadores Benedito de Lira (PP) e Fernando Collor de Mello (PTB), além de sete dos nove deputados federais alagoanos, que ‘atendendo a pedidos do senador Renan estarei autorizando a construção de duas importantes obras para Alagoas; o viaduto no entroncamento das BRs 104 e 316, no posto da PRF em Maceió e a pavimentação dos 49 km da rodovia BR-423 que faz a ligação entre o Carié e a divisa de Alagoas com Pernambuco’, beneficiando diretamente a população do município de Canapi.

Renan, que ouvia tudo no palanque oficial da solenidade, já que não pode fazer uso da palavra por conta do protocolo determinado pelo cerimonial da Presidência da República, foi devidamente aplaudido pelos presentes ao ter seu nome citado por Dilma Rousseff por sua luta continua em Brasília por mais recursos para Alagoas. Se a atitude da presidente causou alguma inveja nos demais políticos presentes, não deu para sentir, mas o reconhecimento de público de Dilma ao trabalho do presidente do Senado em prol de Alagoas, evidencia o quanto sua atuação é importante para o Estado, isso ficou devidamente comprovado.

Vilela x Collor

E ainda na solenidade alguns fatos chamaram a atenção de todos os que se faziam presentes. Um deles, o posicionamento do senador Fernando Collor (PTB) em relação ao governador Teotonio Vilela Filho. Afastados um do outro por conta da maneira como foi feita arrumação das cadeiras para os convidados ao palanque oficial da solenidade, Collor ouvia o discurso do governador calado, abria sorrisos e balançava a cabeça de vez em quando de maneira lacônica.

No final do discurso de Vilela, ambos se cumprimentaram, mas a receptividade de um para o outro não passou disso. Ao falar para a plateia, Teotonio leu um discurso feito pelo seu pai, o saudoso menestrel das Alagoas, Teotonio Vilela, no Senado da República, que discorria sobre a construção da ponte sobre o rio São Francisco, que ligou os municípios de Porto Real do Colégio, em Alagoas, e Propriá, no estado de Sergipe.

Teotonio citou que o sonho de levar água do Velho Chico para os sertanejos de Alagoas, era um desejo antigo de seu pai, quando senador e que em parte começava a virar realidade em seu governo. Ele destacou ainda sua luta quando senador para junto com o senador Renan Calheiros garantir os recursos necessários para que a obra fosse tocada, mesmo que fossem recursos garantidos por meio de emendas ao Orçamento da União, insuficientes para o avanço do Canal do Sertão, mas que garantiram sua continuidade.

“Naquela época éramos chamados de loucos por apresentar emendas garantindo recursos para uma obra tão cara, mas hoje estamos vendo aqui um sonho que começa se tornar realidade, graças ao meu empenho e do senador Renan Calheiros”, disse Teotonio Vilela, que ao fazer agradecimento aos integrantes da bancada federal alagoana presentes, citou apenas os nomes dos senadores Benedito de Lira e Renan, evitando falar o nome de Collor.

Veja Mais

Deixe um comentário