Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Nomes do PMDB lideram disputa pelo governo de Alagoas

Dois nomes do PMDB, o presidente do Senado, Renan Calheiros e o deputado federal Renan Filho, lideram a corrida pela sucessão ao governo de Alagoas, segundo pesquisa que foi divulgada nesta quarta-feira, 2, pelo instituto Ibope Inteligência.

No cenário em que o senador Renan Calheiros é o nome do PMDB na disputa, ele lidera com 41% das intenções de voto. O senador Benedito de Lira (PP) fica em segundo com 21%; em terceiro aparece o deputado federal Alexandre Toledo (PSB) com 4% e Mário Agra (PSOL) com somente 3%. O número de votos brancos, nulos e que não souberam somam 30%.

No segundo cenário, onde o candidato a governador pelo PMDB seria o deputado Renan Filho, ele lidera com 29% das intenções de voto; Benedito tem 26%; Alexandre Toledo sobe para 5% e Mário Agra alcança 4% das intenções de voto dos eleitores. O número de votos brancos, nulos e indecisos sobe para 35%.

Em relação a rejeição do eleitor aos candidatos o quadro é o seguinte: Renan Calheiros e Mário Agra (28%); Benedito de Lira (27%). Já Renan Filho tem somente 17%. É bom lembrar que Renan Filho foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2010, alcançando mais de 140 mil dos votos válidos apurados pelo TRE em relação aos candidatos que disputaram um mandato na Câmara Federal.

Para o Senado, o atual senador Fernando Collor (PTB) lidera com uma pequena margem sobre a vereadora Heloísa Helena (PSOL). Collor tem 38% das intenções de voto e Heloisa aparece com 32%. O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) obteve 9% e o vice-governador José Thomaz Nono (DEM) somou 6%. Branco nulos e não souberam responder somam 16%.

Disputa presidencial

A pesquisa mostra também uma vantagem acachapante da presidente Dilma Rousseff (PT) em Alagoas. De acordo com o levantamento Dilma teria 60% das intenções de voto dos alagoanos caso a eleição fosse hoje, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) soma somente 9% e o senador Aécio Neves (PSDB), 5%. Votos Brancos, nulos e não souberam somam 21%.

A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral, foi feita a pedido do PMDB e realizada de 22 a 25 de março. Foram entrevistados 812 eleitores. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Veja Mais

Deixe um comentário